Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresentou-se um novo método diagnóstico para detecção de câncer. Por meio da expiração dos pacientes, na qual poderiam ser detectados compostos orgânicos voláteis que indiquem a presença de tumores, seria possível o diagnóstico precoce da doença. Como consequência, o tratamento do câncer poderia apresentar melhores resultados.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
Embora tenha sido mencionado que o novo diagnóstico esteja sendo testado em alguns tipos de câncer, não houve informações sobre quais tipos de tumor poderiam ser detectados pelo exame. Não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
A possibilidade de diagnóstico precoce do câncer foi apontada como o principal benefício proporcionado pelo novo método diagnóstico. Contudo, não foram apresentados dados de sensibilidade e especificidade do teste, isto é, sua capacidade em fornecer diagnósticos precisos. Estes parâmetros são fundamentais ao se analisar uma tecnologia diagnóstica.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da inovação, nem de suas alternativas. Também não foram mencionados os custos adicionais à intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informado se o novo método está registrado na Anvisa. Também não foram apresentadas informações sobre o fornecimento do produto pelo SUS ou por planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Embora tenha sido citado que existem alternativas ao novo método, elas não foram mencionadas diretamente. Também não houve uma comparação entre o novo método diagnóstico e as demais tecnologias existentes. Além disso, não se discutiu como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas atualmente disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Foram citados alguns riscos e efeitos secundários decorrentes do uso do novo método, como a possível ocorrência de resultados falsos positivos, o que poderia causar incertezas e stress em pacientes saudáveis. Contudo, não houve quantificação dos riscos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas por meio de entrevistas com especialistas. Todavia, não foi relatada a presença de possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
De um modo geral, não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados. Relatou-se que estudos em humanos ainda serão realizados e que os resultados devem ser disponibilizados em cerca de dois anos. Consequentemente, as limitações da evidência científica sobre a nova tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título, sem trazer o nome do dispositivo, aponta a destinação de tal aparelho.

INTERTÍTULO: Mais completo, traz informações sobre o que é o dispositivo e onde ele é desenvolvido.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia veiculada pela BBC News britânica, que chegou às redações brasileiras.

DEFINIÇÃO: Sem falar muito do dispositivo em si, a reportagem faz uma boa explicação sobre sua ação e funcionamento, mostrando que não há efeitos colaterais no uso, porém, chamando a atenção através da entrevistas para a importância de outros diagnósticos. A matéria mostra casos de câncer que, descobertos precocemente, poderiam ser tratados e evitar assim a morte. Por isso, a atenção dada a este tipo de aparelho.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações de interesse comercial do veículo sobre o dispositivo britânico.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Bianca Senzi, paciente de câncer; Felipe Roitberg, oncologista.

RECURSOS VISUAIS: Imagens dos entrevistados, imagens de transição, infográfico animado explicando como funciona o dispositivo.

CONCLUSÃO: A reportagem chama a atenção para diversos aspectos do câncer por meio de dados, e entrevistas com uma paciente e um oncologista. Ambas as falas são importantes para dar razão ao dispositivo, que diagnostica precocemente o câncer, assim auxiliando a busca por tratamento rapidamente. A forma como o dispositivo funciona está explicada através de animação gráfica, o que auxilia o entendimento, sem que se precise aprofundar na tecnologia por trás do detector. Ao final, a edição utilizou-se de uma fala de extrema importância do oncologista entrevistado, e isso dá maior credibilidade à notícia e traz maiores atenções ao espectador.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/fluorecencia.jpeghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/fluorecencia.jpegTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas