Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentada a recente aprovação do medicamento Afrezza®, uma insulina de ação rápida administrada pela via inalatória. A proposta do novo medicamento é reduzir o número de aplicações diárias da insulina injetável, o que poderia aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O Afrezza® está indicado para pacientes diabéticos que necessitem da utilização de insulinas de ação rápida, também chamadas de bolus. Foram apresentados dados epidemiológicos de diabetes mellitus no país, inclusive informando sobre a prevalência dos tipos 1 e 2.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios proporcionados pelo medicamento não foram apresentados de maneira clara. Além disso, não foi relatada a taxa de indivíduos que obtém sucesso no controle glicêmico ao utilizar o Afrezza®, parâmetro de fundamental importância ao se discutir um novo medicamento para tratamento do diabetes.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Embora o preço do medicamento ainda não tenha sido registrado pelo órgão regulador no Brasil, foram apresentados os custos do tratamento com base no preço praticado nos Estados Unidos. Não houve comparação do custo da nova tecnologia com as demais alternativas terapêuticas. Também não foram mencionados custos adicionais à utilização da nova terapia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o medicamento já foi registrado na Anvisa e que deverá estar disponível no mercado brasileiro até o final do ano de 2019. Não foram apresentadas informações sobre o fornecimento do produto pelo SUS ou por meio dos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Relatou-se superficialmente a existência de outras insulinas de ação rápida, mas sem menção direta a nenhuma delas. As vantagens atribuídas à forma inalável de insulina são a comodidade de aplicação e a não necessidade em manter o produto sob refrigeração. Foi relatado que o Afrezza® é a primeira insulina não-injetável disponível no país.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso do medicamento foram citados, mas não quantificados. A exacerbação de surtos em pacientes asmáticos é considerada um dos maiores problemas do uso do Afrezza®. Por isso, foi relatado que a tecnologia está contraindicada para pacientes que possuam problemas pulmonares.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas e houve utilização de fontes independentes. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações sobre a insulina inalável de maneira coerente com as evidências disponíveis a respeito da tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não ficou claro se foram apresentados dados obtidos de artigos científicos publicados, nem foi relatado nenhum estudo realizado em humanos. Além disso, as limitações da evidência científica disponível não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título traz corretamente o fato da aprovação, e é condizente com a pauta da matéria.

INTERTÍTULO: Intertítulo que mostra quando o medicamento estará disponível no mercado e qual o sua indicação.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Resolução de registro divulgada pela Anvisa em 30/05/2019 e oficializada no DOU de 03/06/2019.

DEFINIÇÃO: A matéria traça um panorama sobre a diabetes, principalmente do tipo 2, apontando o cotidiano de um paciente e qual é função deste novo medicamento, Afrezza, a insulina inalável para essas pessoas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Apesar de tratar apenas de um medicamento e trazer seu nome comercial, não é possível afirmar claramente se há interesse comercial por parte da redação e o dispositivo ou se trata de conteúdo pego pela empresa.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Bula disponibilizada pela Biomm, entrevistas com Lívia Porto, Heraldo Marchezini e Freddy Eliaschewitz

RECURSOS VISUAIS: Fotografia do dispositivo da insulina inalável disponibilizada pela empresa Biomm.

CONCLUSÃO: A matéria, apesar de mostrar resquícios de conteúdo pago, não limitou-se a enalter-se o medicamento Afrezza, mas também trouxe entrevistas com especialistas na área para mostrar as contra-indicações e o manuseio desse medicamento. Ela é completa e discorre sobre o uso da insulina, dos tipos de dosagem e ao que se destina essa nova apresentação do medicamento.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/diabetes.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/diabetes.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas