As notícias são resultado de um processo de produção definido como a percepção, a seleção e a transformação de uma matéria-prima (os acontecimentos) num produto (Nelson Traquina, 2001). Dessa forma, os critérios de noticiabilidade se tornam necessários porque nem todos os acontecimentos da vida social são transformados em notícia, uma vez que podem ser alterados no tempo. O que é notícia hoje pode não ser amanhã, do mesmo modo o que é notícia num determinado lugar pode não ser em outro. Além disso, cada empresa jornalística tem sua concepção particular sobre o que é notícia.

Na rotina produtiva de um jornal, para selecionar os elementos dignos de serem incluídos no produto final são utilizadas ferramentas para orientar os jornalistas sobre como deve ser a apresentação do material e o que deve ser enfatizado ou omitido ao público.

Um mecanismo bastante explorado pela imprensa é o enquadramento (framing). Todd Gitlin foi um dos pesquisadores que melhor conseguiu oferecer um conceito mais claro de enquadramento:

“enquadramentos são entendidos como recursos que organizam o discurso através de práticas específicas (seleção, ênfase e exclusão) e que acabam por construir uma determinada interpretação dos fatos”.

Os meios de comunicação, portanto, definem que acontecimentos são significativos de destaque público, assim como sugerem interpretações importantes sobre como compreender estas ocorrências cotidianas. Essa concepção permite entender que os enquadramentos são construídos pelos jornalistas e podem ser identificados nas palavras-chaves, metáforas, conceitos, símbolos e imagens visuais enfatizados na notícia narrada. Dessa forma, os framings podem ser detectados também pela sondagem de palavras em particular e em imagens e sinais visuais que aparecem demasiadamente na narrativa.

Vale ressaltar, que o enquadramento não deve, pois, ser entendido apenas como estratégias da mídia que, em forma de discurso, pretende impor às pessoas como devem pensar os temas agendados. Ele pode ser entendido, também, como a forma pela qual cada veículo vai apresentar a notícia ao público, como a matéria será elaborada e editada, bem como a linha editorial da empresa.

No quadro OLHAR DO JORNALISTA, uma das análises realizadas no MEDIA DOCTOR, serão avaliados quais são os recursos e como eles foram utilizados na construção das notícias.