Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Discutiu-se sobre a agomelatina, fármaco análogo à melatonina, o hormônio do sono. Comercializado no medicamento Valdoxan®, a agomelatina é utilizada no tratamento da depressão.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi relatado que o medicamento está indicado para o tratamento de depressão. Contudo, não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
As informações sobre os benefícios proporcionados pelo uso do Valdoxan® foram apresentados de maneira muito superficial. Além disso, não foram apresentados dados da eficácia do medicamento, parâmetro fundamental adotado pela literatura científica ao se discutir uma nova tecnologia em saúde.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do medicamento nem de suas alternativas terapêuticas. Também não foram mencionados os custos adicionais ao uso da tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi discutido se a agomelatina já está registrada na Anvisa e disponível no mercado brasileiro. Além disso, não foram apresentadas informações sobre o possível fornecimento do medicamento pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Alegou-se que existem outras opções para o tratamento da depressão, embora estas alternativas não tenham sido diretamente mencionadas. As vantagens atribuídas ao uso do novo medicamento foram: bom perfil de segurança e melhores taxas de resposta e remissão da doença. Entretanto, não foram discutidas as desvantagens do Valdoxan®. Foi relatado que este é o primeiro medicamento para o tratamento da depressão que interfere no ciclo circadiano.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os danos reais e potenciais decorrentes do uso da agomelatina foram citados, mas não quantificados. Não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas não foram descritas e não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre o medicamento.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados obtidos de artigos científicos publicados, nem foram mencionados estudos realizados em humanos. Além disso, as limitações da evidência científica disponível a respeito da tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título publicitário que utiliza oração adjetiva explicativa para chamar a atenção.

INTERTÍTULO: Intertítulo que mostra o nome do composto e introduz seu nome comercial.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia paga.

DEFINIÇÃO: Trata-se de um informe publicitário descrevendo casos de depressão e as vantagens que o fármaco Agomelatina tem sobre outros fármacos de ação semelhante.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Conteúdo pago pela empresa produtora do Valdoxan, Servier.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Bula do Valdoxan.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de diversos comprimidos espalhados.

CONCLUSÃO: A notícia é um informe publicitário em formato de texto para blog. Apesar de tratar-se de um conteúdo pago por empresa para enaltecer um medicamento, a descrição é feita nos moldes de bula, assim, não omitindo efeitos colaterais que o medicamento pode apresentar no paciente. Contudo, vale lembrar que estão descritas mais vantagens do fármaco do que desvantagens.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/03/1010-1024x685.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/03/1010-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas