Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
O produto apresentado foi a abiraterona, medicamento que já era comercializado no país para o tratamento de câncer de próstata, mas que só recentemente passou a integrar a lista dos medicamentos fornecidos pelo SUS. Com isso, pacientes com esse tipo de tumor têm agora mais uma opção para o tratamento.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Informou-se que a abiraterona está indicada para o tratamento de câncer de próstata metastático. Os dados epidemiológicos sobre a doença foram apresentados de maneira superficial, com relatos somente de uma estimativa do número de casos no ano de 2018.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios sobre o medicamento não foram apresentados: não foi informado se a abiraterona é capaz de impedir a progressão do tumor, reduzir seu tamanho ou curá-lo, nem o percentual de indivíduos que obtém sucesso com a terapia.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Nenhuma informação a respeito dos custos do tratamento ou de suas alternativas terapêuticas foi apresentada.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não se discutiu sobre a disponibilidade do medicamento no mercado brasileiro mas, visto que ele foi incorporado ao SUS, é possível concluir que já se encontra registrado na Anvisa. Não foram apresentadas informações quanto ao fornecimento da abiraterona pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Discutiu-se de maneira superficial a possibilidade de tratamento do câncer de próstata com castração ou quimioterapia. No entanto, não se discutiu sobre eventuais vantagens e desvantagens desses tipos de tratamento.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os eventuais riscos decorrentes dessa terapia não foram mencionados nem quantificados. Também não foram apresentados eventuais efeitos secundários .
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas não foram descritas. Também não foram utilizadas fontes independentes de informação nem houve identificação de possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem adotada não foi sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados obtidos de artigos científicos, nem foram mencionados estudos realizados em humanos. Consequentemente, não se discutiu as eventuais limitações da evidência disponível sobre a abiraterona.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: A manchete é um resumo da matéria e diretamente informa que um medicamento é aprovado para inclusão no Sistema Único de Saúde.

INTERTÍTULO: Traz a informação rápida de que o fármaco faz parte de alternativas para tratamento de câncer de próstata em fase metastática.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada no Diário Oficial da União no dia 25/07/2019.

DEFINIÇÃO: A reportagem fala de um fármaco já disponível no mercado, a abiraterona, que, após decisão da Conitec, passou a integrar o quadro de medicamentos para o tratamento do câncer oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Trata-se de uma nota de divulgação de medicamento, sem interesse comercial sobre o fármaco.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Diário Oficial da União e Ministério da Saúde.

RECURSOS VISUAIS: Sem recursos visuais.

CONCLUSÃO: A matéria tomou o caminho de divulgação, precisamente para expressar aquilo que foi divulgado pelo Ministério da Saúde quanto à disponibilidade do fármaco Abiraterona no Sistema Único de Saúde. Apesar da brevidade e objetividade, além dos links para outras matérias do próprio portal, a nota poderia trazer mais informações sobre as terapias de câncer de próstata disponíveis, a importância do diagnóstico e preços de tratamentos, pensando na relevância da informação para um público que procura notícias do gênero e muitas vezes não consegue localizar boas informações.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/imagem-sus02-11.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/imagem-sus02-11-150x150.jpgTúlio SarmentoConitecA sua notícia revisada por especialistas