Qualquer profissional pode tornar-se fonte de informação sem nunca precisar ir à televisão, rádio ou ter declarações publicadas no jornal impresso ou na internet. Existem dois tipos de fonte de informação: a fonte de consulta e a fonte de entrevista. Na maioria das vezes, a fonte de consulta é também fonte de entrevista.

Fonte de consulta – É a quem o jornalista recorre para esclarecer dúvidas sobre determinado assunto. Em geral, são advogados, economistas e médicos. São profissionais que orientam didaticamente os jornalistas quando estão fazendo reportagens e precisam ter acesso a um conhecimento mais técnico. É bastante comum um jornalista ligar para sua fonte de consulta quando está com dúvida sobre um determinado cálculo matemático. Ele esclarece a dúvida e, na maioria das vezes, o nome dessa fonte não aparece na reportagem.  A conversa só serviu de apoio para que o repórter construísse o texto de forma correta.

Fonte de entrevista – É o profissional que reúne algumas condições específicas: fala bem e gosta de falar em público, domina a informação, tem disponibilidade (consegue organizar a agenda profissional para atender a imprensa), tem pontualidade e simpatia. Muitas vezes a fonte de consulta pode atender algumas dessas condições, mas não todas, o que dificulta o convite do repórter para entrevista.