NOSSO RESUMO

A matéria publicada no site G1 apresenta um teste sanguíneo, que poderá identificar se as infecções são bacterianas ou virais, com o intuito de racionalizar a prescrição médica e, consequentemente, prevenir a resistência bacteriana. O teste, realizado por meio da identificação de um conjunto de sete genes, deve ser barato e com um custo-benefício inferior à terapia medicamentosa. Os potenciais riscos de sua utilização, no entanto, não foram apresentados, assim como sua disponibilidade no Brasil. As evidências científicas descritas referem-se a testes realizados com dados digitais, mas a continuidade da pesquisa é informada, por meio da realização de estudos clínicos. Não foi possível avaliar a inexistência de conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Na última década, a resistência microbiana emergiu como um dos principais problemas de saúde pública e, infelizmente, tem apresentado um crescimento constante. O uso inadequado de antibióticos fornece condições extremamente favoráveis para o surgimento de microrganismos resistentes. Neste contexto, a adoção de medidas de controle e uso racional de antimicrobianos é fundamental. Racionalizar e otimizar a prescrição de antibióticos é uma das ações possíveis, com foco no melhor resultado terapêutico ou profilático.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um teste sanguíneo que poderá identificar se uma infecção é bacteriana ou viral, com intuito de auxiliar na prescrição racional de antibióticos. Estudos preliminares realizados com o teste indicam que ele atende ao proposto, sendo portanto capaz de contribuir no combate à resistência bacteriana, um problema de saúde pública crescente.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do exame de sangue foi descrita para a identificação do tipo de infecção, com intuito de contribuir para o processo de prescrição médica. Foram apresentados dados epidemiológicos relativos à resistência bacteriana, porém referentes apenas aos Estados Unidos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O potencial benefício do exame foi apresentado, destacando-se a prevenção a resistência bacteriana aos antibióticos, como desfecho principal. Os dados demonstrados, no entanto, referem-se a dados digitais sobre a expressão gênica de pacientes. Afirmou-se que o teste será submetido a ensaios clínicos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
O custo do teste sanguíneo não foi claramente definido. Entretanto, os pesquisadores destacaram que esse será barato e deve apresentar boa relação custo-benefício, a fim de possibilitar aceitação pelo mercado.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do exame no Brasil, por meio do SUS ou pela iniciativa privada, não foi abordada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram descritas estratégias alternativas ao exame. Do mesmo modo, não se relataram as desvantagens ou limitações da tecnologia, apenas destacando-se seu benefício.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos do exame não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências à pesquisa, bem como aos entrevistados, foram devidamente identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utilizou fontes ligadas à pesquisa para construir seu texto, sem declarar ausência de conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
As evidências acerca da tecnologia, embora ainda pouco representativas, indicam que de fato ela poderá auxiliar na prescrição racional e prevenção a resistência bacteriana. As informações fornecidas são fidedignas e a linguagem é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Apresentou-se um estudo científico publicado na revista “Science Translational Medicine”, realizado com dados digitais pré-existentes de pacientes. É destacada a necessidade de continuidade da pesquisa, com a realização de ensaios clínicos. As limitações da tecnologia, contudo, não foram discutidas, ressaltando-se apenas seus benefícios.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: O uso de antibióticos pela população brasileira foi apontado como preocupante ao ponto de necessitar de um controle da receita médica para viabilizar a venda. A preocupação com o impacto do uso exagero de antibióticos pela comunidade científica é evidenciado, portanto, neste título que chama atenção para um exame que poderá apontar, de alguma forma, se há ou não excesso dessa droga no organismo.

INTERTÍTULO: Não traz muitos detalhes para o leitor sobre em que situação e como o exame poderá ser usado. Cita, apenas, que pode ajudar a identificar se a infecção é viral ou não.

COMO A NOTÍCIA CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional de notícias

DEFINIÇÃO: Escrito de forma clara o texto explica a importância de se definir de forma mais exata se a infecção é provocada por vírus ou bactéria e que tipo de vírus ou bactéria é esse. Isso ajuda na prescrição adequada dos médicos. O texto ressalta que a pesquisa é desenvolvida no exterior e ainda está em fase de testes, não disponível no mercado.

FONTES DE INFORMAÇÃO – Pesquisadores envolvidos no estudo

PUBLICIDADE/ CONFLITO DE INTERESSE: Não formam observados aspectos de conflito de interesse.

RECURSOS VISUAIS: Apenas fotografia, sem uso de infográficos ou outros recursos visuais que ajudem na melhor compreensão do texto pelo leitor.

CONCLUSÃO: A reportagem é bem completa do ponto de vista jornalísticos, explica para o leitor a importância de se conseguir um exame capaz de detectar com mais precisão qual o vírus o paciente está sujeito. Isso contribui para evitar indicação indevida de antibióticos.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/antibioticos.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/antibioticos.jpgNatália FreitasEquipamentos e métodos para diagnósticoNOSSO RESUMO A matéria publicada no site G1 apresenta um teste sanguíneo, que poderá identificar se as infecções são bacterianas ou virais, com o intuito de racionalizar a prescrição médica e, consequentemente, prevenir a resistência bacteriana. O teste, realizado por meio da identificação de um conjunto de sete genes, deve...A sua notícia revisada por especialistas