Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
A matéria publicada na coluna de tecnologia do site Estado de Minas relatou o desenvolvimento de fones de ouvido que disfarçam ruídos externos e podem ser utilizados para melhorar a qualidade do sono das pessoas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações foram descritas, sendo o dispositivo recomendado para as pessoas que acordam com facilidade. Apresentaram-se parcialmente os dados epidemiológicos que justificam a indicação da nova tecnologia. Uma pesquisa da Universidade de Michigan (EUA) mostrou que o brasileiro é o terceiro que menos dorme no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios não foram apresentados de forma clara. Na matéria não se utilizaram de desfechos normalmente adotados pela literatura científica. Desta forma, os benefícios foram apresentados exaltando dados pouco representativos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Foi descrito que o custo dos fones de ouvido serão entre US$ 150 e US$ 185 dólares. Não foi comparado o custo do novo tratamento com as alternativas já existentes. Além disso, não se mencionaram os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados sobre a disponibilidade do produto no mercado brasileiro. Além disso, não foi informado sobre o possível financiamento dos fones de ouvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foi relatada a existência de alternativas à intervenção e não foram discutidas as vantagens/desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes. Também não foi abordado como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas existentes e já disponibilizadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram descritos e nem quantificados os potenciais danos da intervenção e sua respectiva magnitude. Os efeitos secundários, que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia, não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas. Foi identificado um possível conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada foi clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados sobre o desenvolvimento do fone de ouvido. Também não houve descrição sobre o estudo reaizado em seres humanos (número de pessoas participantes e o tempo de estudo). As limitações da evidência não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título introduz corretamente a notícia, apontando para o objeto de discussão.

INTERTÍTULO: Traz outras informações sobre os fones introduzidos no título, como o que fazem e quando chegam ao mercado.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota lançada pela comunicação da empresa fabricante dos fones.

DEFINIÇÃO: A reportagem é dividida em duas partes relacionadas pela temática do sono. Na primeira, se diz o que é proposto pelo título, os novos fones de ouvido desenvolvidos pela empresa Bose, que pretendem melhorar o sono das pessoas através de um sistema de abafamento de som e reprodução de sons relaxantes. Na segunda parte, se diz sobre o tempo de sono dos brasileiros em comparação a outros países, de acordo com uma pesquisa feita através de aplicativo.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: A reportagem é baseada na divulgação de um comunicado da empresa fabricante dos fones, mas não deixa claro se é um informe publicitário; logo, não é possível afirmar categoricamente nem que há, nem que não há interesse comercial por parte do veículo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Nota da comunicação da Bose e estudo publicado na revista Science Advances.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia dos fones divulgada pela empresa.

CONCLUSÃO: A proposta da notícia foi apresentar um novo produto para melhorar o sono. A partir disso, também mostrou um estudo sobre a qualidade do sono das pessoas. Embora a novidade tecnológica esteja presente, a notícia não traz mais dados sobre fatores que afetam o sono de pessoas, nem os malefícios relacionados à noites mal dormidas. Além disso, somente se apresentam as vantagens do produto, deixando de lado possíveis contraindicações ao uso, ou alternativas para melhorar o repouso durante a noite.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso2.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso2.jpgLucas TôrresEstratégias de promoção da saúdeA sua notícia revisada por especialistas