Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se o undecanoato de nandrolona, um medicamento ainda em fase de desenvolvimento cujo objetivo é ser um anticoncepcional masculino. Se comprovada sua eficácia, o produto pode ser mais uma alternativa de método contraceptivo para homens.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O medicamento está indicado como anticoncepcional masculino. Contudo, não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a utilização da nova tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
O benefício apresentado, de maneira superficial, foi a possibilidade de prevenção da concepção por meio de um método pouco invasivo, administrado por via oral. Entretanto, não foram apresentados dados de eficácia do produto, parâmetro de fundamental importância ao se discutir um novo medicamento. É importante salientar, todavia, que estes dados só devem estar disponíveis futuramente, após a realização de estudos de fase III (até o momento, foram realizados estudos de fase I, ou seja, apenas primeira fase de estudos em humanos).
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os prováveis custos do novo medicamento, nem de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Relatou-se que o produto ainda não está disponível no mercado, o que só deve ocorrer em cerca de 10 anos. Desta forma, ainda não há dados sobre o possível fornecimento do medicamento pelo SUS ou por planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
O uso de preservativos e a realização de vasectomia foram apresentados como alternativas à nova tecnologia. Contudo, não houve uma comparação entre estas opções de contracepção. Foi relatado que o novo fármaco pode ser o primeiro método contraceptivo para homens administrado por via oral.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos reais e potenciais causados pelo novo composto foram citados e quantificados – redução na libido e disfunção erétil, que aconteceram em 12,5% e 5% dos pacientes, respectivamente.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas e fontes independentes foram utilizadas. Não foram identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
As informações foram apresentadas de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a tecnologia, em linguagem clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados dados de artigos científicos, mas não foi informada a referência da publicação. Os estudos foram realizados com cerca de 40 indivíduos durante um mês, uma amostra relativamente pequena e com pequeno tempo de acompanhamento. As limitações da evidência científica apresentada não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título aponta o que é discorrido na matéria, entretanto traz erroneamente que o medicamento está próximo da realidade, pois o vídeo diz que os testes estão em fase I.

INTERTÍTULO: Intertítulo traz uma informação que contradiz o título, ao dizer que os testes ainda estão em fases iniciais, e mostra quais são as dificuldades encontradas nessa fase de teste do medicamento.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Comunicado à imprensa da Endocrine Society em 18 de março de 2019, que circulou pela mídia internacional e nacional.

DEFINIÇÃO: A reportagem televisiva traz, de maneira explicativa, esse novo fármaco à base de nandrolona, que teve sua primeira fase de teste em humanos realizada. Ela traz dados de realidade com os entrevistados, explana sobre as alternativas contraceptivas, aponta os estudos com comentários de um médico urologista e mostra a eficácia e ineficácia do novo medicamento de acordo com os testes realizados nos Estado Unidos.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Ana Maria Penido Miranda e Bruno Martins; e com o urologista Valter Javaroni.

RECURSOS VISUAIS: Imagens de transição, animação ilustrada explicando ação do medicamento no corpo humano, ilustração animada explicando os testes, imagens dos entrevistados.

CONCLUSÃO: Como reportagem para televisão em grande mídia, ela utilizou bem do seu espaço de tempo para mostrar o que é esse novo medicamento, o que faz e como age no corpo humano. Acrescentou ainda informações sobre as fases de testes e a importância dos métodos contraceptivos atualmente usados. Embora não entre em detalhes científicos sobre a ação do medicamento, a explicação é útil, assim como os efeitos colaterais que são mostrados através da fala do médico. No geral é uma boa matéria para a atingir um público diverso.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas