Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentado um novo dispositivo diagnóstico que seria capaz de detectar, por meio do ar expirado pelo paciente, a presença de moléculas que indiquem a presença de algum tumor. Se comprovada sua acurácia e precisão, o novo dispositivo pode auxiliar no diagnóstico precoce do câncer.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Atualmente o exame diagnóstico está sendo testado para o câncer de esôfago e o câncer de estômago. Futuramente, espera-se que o produto seja testado também para os cânceres de próstata, rins, bexiga, intestino e pâncreas. Não foram apresentados dados epidemiológicos para nenhum dos tipos de câncer.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Relatou-se que o benefício proporcionado pelo novo teste diagnóstico seria a possibilidade do diagnóstico precoce. Contudo, não foram apresentadas informações sobre a sensibilidade e especificidade do produto, parâmetros que indicam sua capacidade em fornecer diagnósticos precisos. Estas informações seriam fundamentais ao se discutir uma nova tecnologia com finalidade diagnóstica.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da nova intervenção, nem das alternativas diagnósticas existentes para a doença.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não se abordou diretamente a disponibilidade do produto no mercado brasileiro ou o seu registro na Anvisa. Apenas foi relatado que ainda deve demorar para que o exame esteja disponível nos \”consultórios clínicos gerais\”. Também não foi informado sobre o possível financiamento do método diagnostico pelo SUS ou por planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas ao uso da nova tecnologia. Consequentemente, não se discutiram as vantagens e desvantagens do novo método em comparação com as opções disponíveis para o diagnóstico do câncer, nem como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas já disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Apresentou-se como risco do uso da nova tecnologia o fato que o exame pode gerar resultados falsos positivos e negativos. Contudo, estes riscos não foram quantificados, nem houve discussão sobre efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas por meio de entrevistas com clínicos gerais. Contudo, não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não ficou claro se os dados apresentados foram obtidos de algum artigo científico publicado. Embora tenha sido relatado que um estudo com 1.500 participantes ainda será realizado, não foi informado sobre a realização prévia de nenhum estudo envolvendo a nova técnica diagnostica. As limitações da evidência científica disponível sobre a tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título mostra corretamente o que é descrito pela notícia.

INTERTÍTULO: O intertítulo complementa o título trazendo a descrição de onde os testes são realizados e em qual fase de teste o dispositivo se encontra.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia da BBC News.

DEFINIÇÃO: Por se tratar de uma apresentação de ensaio clínico, onde um dispositivo que detecta moléculas voláteis na respiração pretende distinguir pessoas doentes de saudáveis, sem entrar em muitos detalhes sobre os diferentes tipos de câncer, a notícia passa rapidamente pelos diferentes tópicos que abordou e foca na descrição dos estudos da Cancer Research UK, da Universidade de Cambridge.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Por tratar-se de notícia comprada de outro veículo, não há como afirmar categoricamente que exista interesse comercial do UOL sobre o novo dispositivo britânico.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com David Crosby, do Instituto Cancer Research UK, e Rebecca Coldrick, voluntária da pesquisa.

RECURSOS VISUAIS: Sem recursos visuais.

CONCLUSÃO: A notícia mostra um novo dispositivo para diagnosticar câncer pela respiração, descrevendo o ensaio feito pelo grupo de pesquisas envolvido na criação desta nova tecnologia. Embora a apresentação do ensaio em si seja bem descrita e o planejamento do grupo esteja presente na notícia, não há maiores aprofundamentos sobre o funcionamento do aparelho. Alguns dados epidemiológicos do câncer completariam a notícia, bem como a explicação de como é feita essa detecção dos compostos químicos pela respiração utilizando uma ilustração explicativa.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/computador.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/computador.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas