Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Procedimentos a laser já são utilizados há algum tempo no tratamento de alguns problemas oculares, como a correção de miopia. No entanto, apresenta-se, na matéria do G1, uma evolução da técnica que permite agora o tratamento de glaucoma, doença causada por aumento na pressão intraocular.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A matéria deixa claro que se propõe a utilização do laser em pacientes com glaucoma e que não são todos os pacientes que podem se beneficiar da terapia. No entanto, não se descreve quais as características dos pacientes que estariam mais aptos a se submeterem ao procedimento. Os dados de ocorrência de glaucoma são bem descritos e separados por faixa etária.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
A reportagem traz a taxa média de resposta positiva da utilização do laser no tratamento de glaucoma. É relatado ainda que o sucesso com essa nova terapia retarda em até dois anos a necessidade da utilização de colírios.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Embora a reportagem relate que o uso de colírios gere um custo constante aos sistemas de saúde, não há comparação de seus valores aos da cirurgia a laser.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A matéria não informa se a cirurgia a laser está disponível no SUS ou se há cobertura pelos planos de saúde privados para o tratamento de glaucoma.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A reportagem relata o uso de colírios como uma das alternativas mais utilizadas no tratamento de glaucoma. Há certo tendenciosismo ao relatar somente as vantagens da nova terapia frente ao uso de colírios, deixando de apresentar as desvantagens das cirurgias a laser – por exemplo, o risco do procedimento causar algum mal ao paciente, além do custo.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos reais ou potenciais da cirurgia a laser não são reportados. Eventuais efeitos secundários também não foram citados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas por meio de entrevista com um especialista e um artigo científico publicado na revista científica The Lancet. Não são identificados os conflitos de interesse do artigo citado.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
De um modo geral a linguagem não é apelativa e fornece as informações de maneira coerente e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Embora a matéria informe sobre um artigo científico publicado na revista The Lancet, não está claro se o procedimento já foi testado em humanos. Além disso, o título ou autores deste artigo não são identificados. As limitações das evidências apresentadas não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Destaca o efeito de um procedimento médico que pode ser uma opção melhor para o tratamento de glaucoma.

INTERTÍTULO: Traz, de maneira breve e superficial, a informação de que o procedimento com o laser pode adiar o uso de colírios no tratamento do glaucoma.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Pauta sobre o 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia e artigo da revista The Lancet.

DEFINIÇÃO: Os benefícios descritos na matéria sobre o uso da terapia laser no trato da malha trabecular são descritos como superiores aos benefícios de outros tratamentos. As indicações são descritas para cada caso e descarta-se o uso do laser para certos casos. O foco voltou-se para as vantagens da trabeculoplastia, porém, não são apresentados os custos, nem se mostram os riscos da terapia.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Artigo do The Lancet, Cristiano Caixeta Umbelino – Diretor do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e chefe do Departamento de Glaucoma da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

RECURSOS VISUAIS: Foto do diretor do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

CONCLUSÃO: A matéria traz um bom panorama sobre os casos de glaucoma pelo mundo, apresentando os fatores de risco da condição, e as faixas etárias afetadas. Uma explicação é feita sobre o que é glaucoma e algumas terapias possíveis, incluindo a trabeculoplastia, tratando de uma doença sem cura. Alguns pontos chave faltaram à notícia, como a citação do artigo da revista The Lancet, onde não há indicação de quais os títulos dos estudos e quando foram realizados. Outro ponto importante que falta, tratando de uma novidade no tratamento da doença, foi a apresentação, caso já existam tais dados, dos custos do tratamentos.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/eye-1132249_1920-1024x989.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/eye-1132249_1920-150x150.pngTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas