Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresentou-se uma técnica, desenvolvida pelo ProFam, que pretende retardar o surgimento da menopausa em até 20 anos. Trata-se de uma técnica antiga, que já é utilizada há algum tempo para preservação da fertilidade feminina. Discutiu-se a controvérsia a respeito da utilidade do método na melhoria da vida dos pacientes.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O novo método pode ser utilizado por mulheres que querem evitar ou atrasar o surgimento da menopausa. Embora não tenham sido discutidos muitos detalhes sobre a menopausa, apresentou-se a idade em que as mulheres geralmente começam a apresentar os sintomas desta condição.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Embora os benefícios da nova técnica tenham sido discutidos, não foram apresentados os dados diretos de sua eficácia para a finalidade proposta. De um modo geral, os benefícios apresentados são coerentes ao contexto.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Apresentou-se o custo da realização do procedimento em outros países, com conversão cambial para o Real. É importante ressaltar que não necessariamente este será o preço da realização da técnica no Brasil. Custos adicionais não foram apresentados. Também não se comparou os custos da nova técnica a nenhuma alternativa terapêutica.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o novo procedimento estará disponível no Brasil em 2020. Todavia, não se discutiu sobre o seu fornecimento pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
A terapia hormonal foi apresentada como alternativa terapêutica para algumas das complicações decorrentes da menopausa. As duas opções não foram diretamente comparadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Embora não tenham sido quantificados, os riscos decorrentes da realização da nova técnica e seus efeitos secundários de menor impacto foram discutidos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas. Foram utilizadas fontes independentes para discussão técnica do método. Não foram identificados conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada não foi sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi discutido se as informações foram obtidas de algum artigo científico publicado. Também não foi relatado se foram realizados estudos em humanos. Consequentemente, não foram informadas as limitações das evidências científicas disponíveis.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Utiliza um possível interesse da clínica, brevemente citado no texto, em abrir uma filial no país, para atrair a atenção do leitor brasileiro.

INTERTÍTULO: Questionamento sobre a percepção pessoal da mulher a respeito da menopausa e a possibilidade tratada no artigo.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Reportagem da BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).

DEFINIÇÃO: A reportagem trata de um novo serviço ofertado por uma clínica no Reino Unido, a ProFam, que utiliza métodos já existentes na medicina para um novo fim: atrasar a menopausa. A linguagem é clara na explicação do que é a menopausa e quais seus efeitos mais frequentes, bem como a metodologia e custos da nova técnica. O texto contrapôs as falas de um dos fundadores da clínica às de um ginecologista crítico ao serviço. O fato de os resultados ainda não serem totalmente conclusivos também vem à tona, bem como os custos altos do tratamento.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: O serviço ofertado pela clínica ProFam é a pauta, e um de seus fundadores é a fonte mais ouvida.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Simon Fishel, um dos fundadores da clínica; José Luis Neyro, médico espanhol especializado em Ginecologia e Obstetrícia; declaração emitida pela Sociedade Britânica da Menopausa.

RECURSOS VISUAIS: Fotos retiradas de bancos de imagens.

CONCLUSÃO: Como muitas reportagens da editoria de saúde da BBC Brasil, essa é uma tradução e adaptação de uma matéria já publicada em outras versões do veículo. Embora a manchete use a chegada da clínica ao país como “gancho”, a realidade brasileira é pouco abordada – não há estatísticas, estudos e serviços prestados no Brasil, ou qualquer declaração de órgãos ou fala de pesquisadores brasileiros na área – além do interesse da clínica ser apenas citado, sem previsões. Fora isso, a matéria é completa e bem estruturada, detalhando o procedimento noticiado com explicações sucintas sobre a menopausa e seus possíveis efeitos. Houve equilíbrio nas falas das fontes contra e a favor do serviço.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/Doctor-writes-a-prescription-1024x671.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/Doctor-writes-a-prescription-150x150.jpgTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas