NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Estado de Minas apresenta um novo procedimento cirúrgico, em fase experimental, que possibilita a preservação de células tronco em crianças e animais com problemas de visão. Os resultados demonstraram que o novo procedimento possibilitou um aumento de 20 vezes na transparência visual das crianças com catarata submetidas à cirurgia. Como vantagem, destacou-se a possibilidade de preservação de algumas células-tronco, que permite que as células do cristalino se regenerem, dispensando a instalação da lente artificial. A cirurgia convencional realiza uma grande incisão no cristalino, que pode levar a inflamações, restabelecimento demorado e destruição de várias das células-tronco epiteliais, que têm um importante papel na proteção contra danos externos. Entretanto, os potenciais riscos relacionados ao procedimento, bem como os custos não foram apresentados. As evidências científicas apresentadas foram minimamente descritas, o que dificuldade a análise de sua coerência e qualidade, além dos possíveis conflitos de interesses. Não foram abordados os custos da intervenção e como ela se enquadraria dentre as opções terapêuticas existentes.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A catarata infantil é responsável por altas taxas de cegueira prevenível e visão subnormal. No Brasil, acomete um grande número de crianças, conforme estudos já realizados, podendo a catarata resultar de malformações oculares congênitas, infecções intra-uterinas, síndromes genéticas, alterações sistêmicas com erros inatos do metabolismo, hereditariedade, uso de medicamentos, radiação ou ser idiopática (Oliveira et al, 2004). Várias técnicas cirúrgicas são utilizadas para tratamento de catarata infantil. Apesar dos avanços cirúrgicos, a recuperação visual desses olhos representa, ainda, um grande desafio à oftalmologia pediátrica, pois a correção óptica e o tratamento da ambliopia devem ser realizados o mais cedo possível, o que requer diagnóstico precoce, melhor conscientização da população e maior facilidade de acesso aos serviços especializados.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de uma nova abordagem cirúrgica oftalmológica com uso de células tronco. O procedimento cirúrgico está em fase experimental e, pelos resultados preliminares, demonstrou ser potencialmente aplicável para a melhoria de sintomas e desfechos em indivíduos com problemas de visão.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O procedimento cirúrgico foi utilizado experimentalmente em 12 crianças, macacos e coelhos com catarata, e em coelhos com cegueira. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a indicação ou demonstrem a magnitude do problema para a saúde da população.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os potenciais benefícios do procedimento cirúrgico com a preservação de células tronco foram descritos em termos de transparência visual, aumentada em 20 vezes nas crianças estudadas. Entretanto, as medidas específicas ou testes realizados para a mensuração do desfecho não foram abordados. Os benefícios foram observados após 30 dias do procedimento cirúrgico e, portanto, ainda restritos a um período curto de observação. Os dados dos benefícios em animais foram pouco descritos e claros.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos com o procedimento não foram apresentados. Também não foram abordados custos relacionados à intervenção, tais como o uso de medicamentos e outras tecnologias associadas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Como o estudo foi realizado nos Estados Unidos e Japão e trata-se de um procedimento ainda experimental, possivelmente não está disponível no Brasil. Porém, esta informação não foi descrita na matéria e não foi apresentada a possível disponibilidade no Brasil, seja por meio de financiamento público ou privado.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foi relatada que a cirurgia convencional, com implantação de lente artificial intraocular, é a alternativa ao novo procedimento. Como vantagem, cita-se a possibilidade de preservação de algumas celulas-tronco, que permite que as células do cristalino se regenerem, dispensando a instalação da lente artificial. A cirurgia convencional realiza uma grande incisão no cristalino, que pode levar a inflamações, restabelecimento demorado e destruição de várias das células-tronco epiteliais, que têm um importante papel na proteção contra danos externos.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos e danos do procedimento cirúrgico não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Os dados da matéria são baseados em dois estudos publicados na revista Nature. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e possíveis conflitos de interesses, uma vez que apenas o ponto de vista dos pesquisadores foi abordado.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva e tem coerência com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados sobre a qualidade das evidências, tais como o tempo de estudo e as limitações dos estudos. Além disso, como se trata de um estudo experimental, os dados e evidências ainda são preliminares e precisam ser testados em um número maior de indivíduos e o período de observação precisa ser prolongado..
Media DoctorProcedimentosNOSSO RESUMO A matéria publicada no Estado de Minas apresenta um novo procedimento cirúrgico, em fase experimental, que possibilita a preservação de células tronco em crianças e animais com problemas de visão. Os resultados demonstraram que o novo procedimento possibilitou um aumento de 20 vezes na transparência visual das crianças...A sua notícia revisada por especialistas