Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se a MacSpec Pen, um dispositivo em formato de caneta capaz de realizar diagnóstico da presença de tumores em poucos minutos. Se comprovada a sensibilidade do método, a MacSpec Pen pode ser muito útil durante a realização de cirurgias para a retirada de tumores, uma vez que pode reduzir o tempo total do procedimento.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
Foi relatado que o produto já foi testado em câncer de cérebro, ovário, tireoide, mama e pulmão. Contudo, não ficou claro se o dispositivo pode e será utilizado em todos esses tipos de câncer. Não foram apresentados epidemiológicos sobre a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Como benefícios da MacSpec Pen foram apresentadas a rápida realização do teste e sua elevada precisão, que atingiu 97% nos estudos já realizados.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram informados os custos do novo método ou de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Mencionou-se que o produto ainda está em desenvolvimento e só estará disponível em cerca de três anos. Não foram apresentados dados sobre a previsão de registro pela Anvisa e consequente disponibilidade no mercado brasileiro.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Como alternativa ao uso da MacSpec Pen, foi apresentada a análise do tecido realizada por um patologista. Como principal vantagem do novo método, mencionou-se a rápida realização do diagnóstico. Não se discutiu como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das opções existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos da utilização do novo método não foram apresentados, nem mensurados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas. Além disso, foram utilizadas fontes independentes de informação. Não foram identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada não foi sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Os dados apresentados foram obtidos em um artigo científico publicado, que foi devidamente referenciado na reportagem. Já foram realizados estudos utilizando tecidos humanos para identificação dos tumores. Contudo, não foram discutidas as eventuais limitações das evidências científicas apresentadas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título condiz com a pauta e é explicativo sobre o texto.

INTERTÍTULO: Intertítulo que complementa a manchete indicando qual a destinação do dispositivo, a ‘caneta’, embora o nome da invenção esteja errado (MasSpec Pen).

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia divulgada pela revista Fapesp no início de maio de 2019 e que chegou ao veículo através do Estadão Conteúdo.

DEFINIÇÃO: A reportagem traz em três etapas a descrição da caneta, os estudos e testes pelos quais ela terá de passar e um pequeno perfil sobre a desenvolvedora do objeto.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Lívia Schiavinato Eberlin, pesquisadora e inventora da caneta, Fabiana Baroni Makdissi, do Centro de Referência da Mama do A. C. Camargo Cancer Center

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de sala cirúrgica de banco de imagens.

CONCLUSÃO: A reportagem se mostrou completa e fez uma boa apresentação daquilo que se dispôs pela manchete. Direto ao ponto, ela fez uma introdução à caneta MasSpec, o dispositivo que detecta células cancerígenas através de um exame rápido de espectrometria. Mostrou as vantagens que o aparelho pode apresentar em certos processos oncológicos e os testes necessários para que a caneta chegue ao mercado.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/stylus-1271291_1920-1024x768.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/stylus-1271291_1920-150x150.jpgTúlio SarmentoDispositivo MédicoA sua notícia revisada por especialistas