Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se um novo método para detecção precoce do Alzheimer, por meio de exame de sangue. Ainda em fase de testes, a perspectiva é realizar um diagnóstico precoce a fim de melhorar os desfechos do tratamento da doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi relatado que o exame está indicado para o diagnóstico precoce do Alzheimer por meio da detecção do acúmulo da proteína beta-amilóide, um dos principais indicativos da doença, além de ponderar outros dois fatores de riscos: a idade (quanto mais velha a pessoa é, maiores são os riscos de desenvolver Alzheimer) e a presença do gene apolipoproteína E (apoE4) — um fator genético que indica a susceptibilidade dos indivíduos à doença. Não foram apresentados dados epidemiológicos sobre o Alzheimer.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios do novo diagnóstico foram apresentados de maneira clara. Foi associada ao novo exame uma precisão de 94%, dado de grande representatividade do contexto clínico. Embora tenha sido relatado que o novo teste possua maior sensibilidade que o PET-Scan para detecção precoce do Alzheimer, seus dados de sensibilidade não foram apresentados, assim como os de especificidade, parâmetros rotineiramente utilizados na literatura científica em métodos diagnósticos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos diretos e adicionais da nova intervenção, embora tenha sido relatado o custo de realização do PET-Scan, uma alternativa terapêutica ao uso do novo diagnóstico.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o produto só deverá estar disponível no mercado dentro de alguns anos. Desta forma, não foram apresentadas informações sobre seu possível fornecimento pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foram apresentadas duas alternativas ao uso do novo método diagnóstico: O PET-Scan e a coleta de líquido cefalorraquidiano. Relatou-se que o novo exame é menos invasivo e pode ser realizado com maior agilidade e menor custo. Não foram discutidas as desvantagens da nova intervenção.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso da nova tecnologia não foram citados nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas. Contudo, não foram utilizadas fontes independentes nem identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Embora tenha sido relatado que os dados foram retirados de um artigo científico publicado na revista Neurology, este não foi devidamente referenciado. O estudo contou com 158 participantes com idade acima de 58 anos. As limitações da evidência científica disponível sobre a tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título é condizente com a matéria, que discorre sobre um estudo que indica o Alzheimer por exame de sangue anos antes do desenvolvimento da doença.

INTERTÍTULO: Intertítulo indica a eficácia do exame.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Release da PR Newswire sobre a Conferência da Associação Internacional de Alzheimer de julho de 2019.

DEFINIÇÃO: A matéria traz mais informações técnicas sobre o estudo desenvolvido na Universidade de Washington, mostrando como funciona a detecção das proteínas beta-amiloide e como será realizado o próximo ensaio clínico pelo grupo de pesquisas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Artigo publicado na revista Neurology, entrevista da pesquisadora Suzanne Schindler à revista Time e de Randall Bateman ao jornal The Guardian.

RECURSOS VISUAIS: Imagem de exame de sangue tirada de banco de imagem.

CONCLUSÃO: Os estudos aos quais a matéria se refere vêm bem descritos pelo texto, acompanhando os ensaios clínicos e o funcionamento do teste. Há a explicação do que são as moléculas beta-amiloide e como seu acúmulo no cérebro humano causa a doença de Alzheimer. Apesar de apresentar uma linguagem mais técnica e descritiva sobre a ciência por trás dos estudos, a informação não deixa de ser clara e compreensível. O seu foco está mais para o estudo e sobre o novo exame do que para a doença e os riscos do Alzheimer.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/exame_zika.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/exame_zika-150x150.jpgTúlio SarmentoDispositivo MédicoA sua notícia revisada por especialistas