NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal Estado de Minas descreve o Picosure, equipamento a laser, indicado em tratamentos dermatológicos que visam à eliminação de tatuagens, manchas, cicatrizes, flacidez e também rejuvenescimento. De acordo com os relatos apresentados, o Picosure é cerca de 100 vezes mais rápido que todos os outros lasers utilizados em dermatologia. Estudos que comprovem tal afirmativa, entretanto, não foram apresentados. Outros riscos potenciais da utilização do laser, bem como seus custos, também não foram apresentados. Há apenas a citação das contraindicações e cuidados após a realização de procedimentos, que não estão no corpo do texto, mas na imagem que compõe a matéria. A linguagem utilizada no texto exalta as vantagens de utilização do Picosure, sem destacar suas limitações. Deste modo, não se pode afirmar que a matéria é isenta e que ha ausência de conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Utilizado na Medicina desde os anos 1960, o Laser é, atualmente, uma das tecnologias mais empregadas em tratamentos dermatológicos. Pode ser usado para rejuvenescimento, remoção de pelos, tratamento de flacidez e celulite e redução de manchas e cicatrizes, dentre outros procedimentos (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA). Os tratamentos estéticos também despontam e tornam-se tendência, de forma cada vez mais acentuada. Por este motivo, fornecer à população informação de qualidade acerca dos procedimentos disponíveis, destacando seus reais benefícios e riscos é de extrema importância.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se o Picosure, equipamento de laser que apresenta tecnologia inovadora, que torna mais ágil a remoção de tatuagens, melasmas, melanoses, cicatrizes e flacidez leve. Também é utilizado em procedimentos de rejuvenescimento.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O Picosure é indicada em tratamentos dermatológicos que visam a eliminação de tatuagens, manchas, cicatrizes, flacidez e também rejuvenescimento. Não foram apresentados dados epidemiológicos acerca das indicações terapêuticas.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios do equipamento foram descritos de maneira clara, destacando-se a rapidez de resposta terapêutica e a possibilidade de utilização para o rejuvenescimento. Não foram apresentados, entretanto, dados de estudos científicos que comprovem essas afirmativas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos dos tratamentos ou do equipamento não foram descritos, bem como os possíveis custos adicionais relacionados à utilização da tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade no mercado brasileiro fica implícita à informação de que o equipamento foi adquirido por uma clínica em Brasília. Não foram fornecidas informações acerca do financiamento por SUS ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Descreveu-se amplamente a existência de outros laseres para tratamentos dermatológicos e as vantagens do Picosure. Porém, não foram citadas as desvantagens em relação aos outros equipamentos e como a nova intervenção se enquadra no âmbito das alternativas disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos da utilização do equipamento não foram apresentados. Associado à imagem que compõe a matéria estão descritos apenas alguns cuidados e contraindicações.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas não foram totalmente descritas, sendo identificadas apenas as referências aos entrevistados. Não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utilizou como fontes pessoas que adquiriram o equipamento. A inexistência de conflito conflito de interesses não foi declarada.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
Há coerência entre a descrição apresentada para o equipamento e as evidências disponíveis no contexto real. Entretanto, a linguagem utilizada, apesar de clara, exalta os benefícios da tecnologia sem apresentar seus potenciais riscos.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos acerca da utilização do Picosure nos tratamentos indicados. Compondo a imagem da matéria, estão descritas as contraindicações de uso, embora de maneira bastante discreta.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Tecnologias que ajudam a retardar o envelhecimento sempre conseguem espaço na imprensa. Por isso, um título como esse que indica um novo equipamento capaz de produzir colágeno e elastina chamam a atenção do leitor

INTERTÍTULO: Traz o nome e detalhamento do que o equipamento pode oferecer ao consumidor.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: release da empresa que tem o aparelho Centro de Dermatologia e Laser de Brasília

DEFINIÇÃO: A reportagem é praticamente uma propaganda aberta da tecnologia de acesso restrito (só para quem tem obviamente condições financeiras para pagar pelo tratamento estético). Não traz outros equipamentos /tratamentos que buscam os mesmos efeitos. Os médicos que chancelam o equipamento desenvolvido no exterior são alguns dos poucos no Brasil que possuem o aparelho para atendimento. As informações sobre as indicações e cuidados necessários ao uso aparecem apenas no recurso visual – folder com desenhos e orientações. Uma espécie de cartilha. A descrição do funcionamento da máquina também aparece escrita nessa cartilha destacada da reportagem.

PUBLICIDADE OU CONFLITO DE INTERESSE: A reportagem é praticamente uma propaganda da tecnologia. Apresenta o nome da marca, local onde é possível conseguir o tratamento citado na reportagem como revolucionário na área de estética.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Só foram citadas fontes interessadas na informação, envolvidas diretamente no “anúncio” da tecnologia. Não foram ouvidas outras fontes que pudesse contrapor.

RECURSOS VISUAIS USADOS: São a principal sustentação da reportagem. Usam desenhos que didaticamente explicam o funcionamento da tecnologia.

CONCLUSÃO: A reportagem parece bem focada em destacar os benefícios de uma tecnologia promissora no rejuvenescimento da pele, mas pouco acessível para população. Neste caso, vale pela peculiaridade da tecnologia desenvolvida no exterior e que começa a ser usada aqui. Mas, em nenhum momento a reportagem cita se há aprovação ou não da Anvisa para uso do equipamento.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/PICOSURE.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/PICOSURE.jpgNatália FreitasEstéticaNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal Estado de Minas descreve o Picosure, equipamento a laser, indicado em tratamentos dermatológicos que visam à eliminação de tatuagens, manchas, cicatrizes, flacidez e também rejuvenescimento. De acordo com os relatos apresentados, o Picosure é cerca de 100 vezes mais rápido que todos os...A sua notícia revisada por especialistas