NOSSO RESUMO

A matéria publicada pelo Jornal O Globo apresenta a vacina contra a Dengue Dengvaxia, produzida pelo laboratório Sanofi-Pasteur e aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A vacina é a primeira disponível no país. De acordo com a matéria, a Dengvaxia é eficaz contra os quatro tipos de Dengue e capaz de reduzir dois em cada três casos da doença, 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes. Está Indicada para pessoas entre 9 e 45 anos, sobretudo as que já contraíram a doença. Os riscos potenciais não foram abordados.
A disponibilidade pelo SUS depende de aprovação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e ainda não foi estabelecida. Já as clínicas particulares aguardam apenas a produção por parte da Sanofi para iniciar a aplicação das doses. O preço aprovado para cada dose da vacina está entre R$ 132,76 e R$ 138,53.
Não foram apresentados estudos científicos que corroborem os dados apresentados, não sendo possível, portanto, avaliar a coerência, qualidade das evidências e o conflito de interesses.

POR QUE O TEMA É IMPORTANTE?
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. O número de casos da doença no mundo tem aumentado dramaticamente nas últimas décadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quatro bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença. Anualmente, 3,2 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves e 21 mil resultam em morte. No ano de 2016 foram registrados, até setembro, 1.438.624 casos prováveis de dengue em território brasileiro (MINISTÉRIO DA SAÚDE; MÉDICOS SEM FRONTEIRAS).
A dengue afeta mais de 120 países e é considerada, pela OMS, uma doença negligenciada. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate ao mosquito transmissor, por meio de políticas públicas de saúde, com efetiva participação comunitária. Desde o fim de 2015, entretanto, a primeira vacina contra dengue foi registrada em diferentes países, incluindo o Brasil, para ser usada em indivíduos de 9 a 45 anos vivendo em áreas endêmicas ou de risco. Outras vacinas com diferentes tipos do vírus encontram-se em período de desenvolvimento, sendo importantes alternativas para o controle da endemia.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se da vacina contra a Dengue, Dengvaxia, produzida pelo laboratório Sanofi-Pasteur e aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a primeira disponível no Brasil. Segundo dados apresentados na matéria, a vacina é eficaz contra os quatro tipos de vírus da dengue.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Informa-se a indicação da vacina para pessoas com idade entre 9 e 45 anos, com destaque para a recomendação da ANVISA de que a Dengvaxia é mais eficiente para pacientes que já contraíram a dengue. Não foram apresentados dados epidemiológicos acerca da doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Foram destacados os principais benefícios da vacina – sua eficácia contra os quatro tipos de dengue, com capacidade para reduzir dois em cada três casos da doença, 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes. Não foram apresentadas, entretanto, evidências que comprovem esses dados. Além disso, a forma de apresentar a estatística de redução de incidência (redução de casos), embora esteja correta, relativiza substancialmente o número ao não mostrá-lo em termos de porcentagem ou outra base decimal, isto porque reduzir dois em cada três casos é cerca de 66% de eficácia, uma dimensão menor que a apresentada.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
O custo aprovado para cada dose da vacina foi descrito. Entretanto, não foram mencionados custos adicionais ou dados comparativos. Há que se destacar que se trata da primeira vacina contra a dengue disponível no mercado.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória

A informações sobre disponibilidade da vacina no Brasil foram bem estabelecidas, com referências à aprovação do registro do produto no final de 2015 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a necessidade de aprovação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para fornecimento pelo SUS, o que ainda não foi estabelecido. Em relação à iniciativa privada, não foram apresentadas informações sobre o fornecimento por planos de saúde, apenas por clínicas particulares que aguardam a disponibilidade no mercado pelo laboratório produtor.

Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Embora seja a primeira vacina aprovada e disponibilizada para a Dengue, é informado o desenvolvimento de outras três opções pelos Instituto Butantan, Fundação Oswaldo Cruz e o laboratório japonês Takeda.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os potenciais riscos da vacina. Relata-se apenas contraindicação a grupos específicos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências às fontes de informação estão identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que para a construção do texto foi utilizado,como fonte principal, o laboratório produtor da vacina. Não foi declarada a inexistência de conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são fidedignas e coerentes, com ressalva apenas à forma de apresentação do dado estatístico.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas evidências científicas ou estudos publicados sobre a vacina que suportem os dados descritos na matéria, sobretudo de eficácia. Não foram descritas as limitações do produto.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Esse título é um ótimo exemplo da força da informação continuada na imprensa. O assunto DENGUE, COMBATE À DENGUE e VACINA PARA DENGUE tem ganhado as páginas dos jornais e revistas do país muito em função do aumento dos casos da doença e a preocupação das autoridades para conter o avanço.

INTERTÍTULO: O intertítulo dá ideia do tamanho da preocupação da população em relação à tentativa de se imunizar contra a doença.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: agência internacional de notícias

FONTE DE INFORMAÇÃO: Traz informações do Ministério da Saúde e da farmacêutica produtora da vacina.

DEFINIÇÃO: O texto traz de forma clara as definições da vacina (características do público alvo, indicações). Mas não traz o panorama da dengue no Brasil. Ou seja, parte do pressuposto que o leitor já conhece o cenário epidemiológico da doença.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: Uma das principais fontes de informação é a empresa farmacêutica que produziu a vacina. Para ela, houve espaço de uma publicidade indireta.

RECURSOS VISUAIS: Não foram utilizados recursos visuais

CONCLUSÃO: A reportagem é focada na informação da nova vacina e na procura já da população na rede particular. Mas não dá detalhes sobre os testes feitos com a vacina. De forma geral, a reportagem atende aos interesses jornalísticos oferecendo ao leitor informações básicas sobre a vacina.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/vacina-dengue.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/vacina-dengue.jpgNatália FreitasConitecNOSSO RESUMO A matéria publicada pelo Jornal O Globo apresenta a vacina contra a Dengue Dengvaxia, produzida pelo laboratório Sanofi-Pasteur e aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A vacina é a primeira disponível no país. De acordo com a matéria, a Dengvaxia é eficaz contra os quatro...A sua notícia revisada por especialistas