CCATES

Eficácia e segurança dos trombolíticos estreptoquinase, alteplase e tenecteplase no tratamento de infarto agudo do miocárdio

05/2015

DOI: 10.13140/RG.2.1.4886.1280

Autores: Jans Bastos Izidoro, Bruna de Oliveira Ascef, Antônio Fernandino de Castro Bahia Neto, Alessandra Maciel Almeida e Augusto Afonso Guerra Júnior

RESUMO EXECUTIVO

Tecnologias: Alteplase (administração acelerada e convencional), estreptoquinase e tenecteplase

Indicação: Tratamento de Síndromes Coronarianas Agudas (SCA), as quais incluem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Caracterização das tecnologias: Os trombolíticos são responsáveis pela transformação do plasminogênio em plasmina, que tem capacidade de degradar a fibrina, o maior componente do trombo, componente-chave na fisiopatologia de SCA. Os trombolíticos avaliados são divididos em fibrino‐específicos (alteplase; tenecteplase) e não fibrino‐específicos (estreptoquinase).

Pergunta: Alteplase, estreptoquinase e tenecteplase são eficazes, efetivos e seguros no tratamento hospitalar e pré-hospitalar de pacientes diagnosticados com IAM ou outras SCA?

Busca e análise de evidências científicas: Foram pesquisadas as bases The Cochrane Library (via Bireme), Medline (via Pubmed) e Lilacs. Buscaram-se revisões sistemáticas (RS) de ensaios clínicos que comparassem os medicamentos entre si ou com outras opções terapêuticas no tratamento IAM e SCA. Também se buscou por avaliações de tecnologias em saúde (ATS) e guias terapêuticos em websites de agências internacionais e da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde. Foram selecionados estudos publicados em inglês, português ou espanhol.

Resumo dos resultados dos estudos selecionados: Foram incluídas três revisões sistemáticas com metanálise, duas avaliações de tecnologia em saúde e dois guias terapêuticos versando acerca da trombólise em SCA. Os trombolíticos somente estão indicados e são efetivos para IAM com supradesnível do segmento ST (IAMCSST), sendo que seu uso não apresenta benefícios em outras SCA como o IAM sem supradesnível do segmento ST e na angina instável. Em IAMCSST a terapia trombolítica é considerada como segunda linha de tratamento, preterida por angioplastia primária. Com relação aos principais desfechos, o uso pré-hospitalar de trombolíticos não apresentou diferenças significativas em relação ao uso intra-hospitalar, entretanto estas conclusões foram obtidas em um contexto de países desenvolvidos, portadores de uma rede de transporte em saúde efetiva. Dentre as tecnologias avaliadas não se pode afirmar a superioridade de nenhuma em relação à outra com nível de evidência alto, sendo que o prognóstico do paciente, história pregressa e contraindicações dos medicamentos são fatores preponderantes na escolha da terapia. Estudos de custo-efetividade indicaram que estreptoquinase é o medicamento mais custo efetivo entre os três, dado o fato que tem menor preço e efetividade semelhante.

Recomendações: Para pacientes sem indicação para angioplastia e que não apresentem contraindicações para o uso de trombolíticos recomenda-se o uso de estreptoquinase, devido à sua relação custo-efetividadesuperior em relação a alteplase e tenecteplase. Para pacientes que já utilizaram estreptoquinase ou tem prognóstico muito ruim recomenda-se a utilização de alteplase com administração acelerada.

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.