CCATES

Serviços

Pareceres Técnico-científicos E Pareceres Técnico-científicos De Múltiplas Tecnologias

Relatório contendo estudo sistematizado da literatura, com pesquisa de evidências de eficácia e segurança com o objetivo de estabelecer uma recomendação sobre determinada(s) tecnologia(s) em saúde.  É elaborado de acordo com as “Diretrizes Metodológicas para a Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos para o Ministério da Saúde”.

Pareceres Técnico-científicos Para Avaliação De Equipamentos Médico-assistenciais

Relatório contendo estudo sistematizado da literatura, com pesquisa de evidências de eficácia e segurança com o objetivo de estabelecer uma recomendação sobre determinada(s) tecnologia(s) em saúde.  É elaborado de acordo com as “Diretrizes Metodológicas para a Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos Médico-assistenciais” do Ministério da Saúde.

Revisões Sistemáticas

Relatório contendo estudo que responde a uma pergunta claramente formulada usando métodos sistemáticos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente estudos relevantes. Os dados dos estudos incluídos são coletados e apresentados de forma sintética.

Métodos estatísticos (metanálise) podem ou não ser usados para analisar e sumarizar os resultados, dependendo da homogeneidade dos estudos incluídos. É elaborado de acordo com as “Diretrizes Metodológicas para elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados” do Ministério da Saúde.

Estudos De Efetividade Clínica Comparativa (real World Research)

Relatório contendo descrição e resultados de estudo que avalia a efetividade das tecnologias em saúde. Efetividade é o efeito benéfico dos tratamentos no mundo real, fora de condições controladas, como é o caso de ensaios clínicos.

Nesses estudos, grupos de pacientes são expostos a diferentes tratamentos e o pesquisador não intervém nas tomadas de decisão de prescritores e pacientes, sendo um observador das mudanças/resultados dos grupos ao longo do tempo.

Pode ser retrospectivo ou prospectivo e pode ser conduzido com o acompanhamento direto aos pacientes ou por meio de análise de prontuários e/ou de base de dados administrativa em saúde.

Estudos De Avaliação Econômica De Tecnologias Em Saúde

Relatório contendo estudo de avaliação econômica – custo-minimização; custo-benefício; custo-efetividade; ou custo-utilidade. Realizado a partir de dados de custos e de efeito retirados da literatura e de bases de dados, quando estes estiverem disponíveis. É elaborado segundo as “Diretrizes Metodológicas para Estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde”.

Estudos De Impacto Orçamentário

Relatório contendo estudo de impacto orçamentário a partir de métodos de avaliação econômica das consequências financeiras advindas da adoção de uma nova tecnologia em saúde, dentro de um determinado cenário. Pressupõe a existência de dados disponíveis de custo-efetividade e cobertura estimada. É elaborado de acordo com as “Diretrizes metodológicas para Análise de Impacto Orçamentário: Manual para o Sistema de Saúde do Brasil”, do Ministério da Saúde.

Notas Técnicas

Parecer de rápida elaboração que contém um esclarecimento acerca de um tema que necessita de esclarecimento ou opinião especializada. É elaborada com base em revisão bibliográfica e/ou painel com opinião de especialistas sobre o assunto. Pressupõe demanda elaborada de forma clara, concisa e objetiva.

Cursos De Capacitação E Treinamento

Minicursos na linha de avaliação de tecnologias, tais como: elaboração de revisões sistemáticas e metanálises, condução e avaliação de estudos econômicos.

Boletins Técnico-informativos

Material para disseminação de informações científicas sobre tecnologias em saúde em linguagem apropriada para profissionais de saúde, comunidade e pacientes.

Videoaulas

Desenvolvimento de aulas sobre vários temas, tais como:

Medicina baseada em evidências;

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas;

Diretrizes para desenvolvimento de estudos conforme o Ministério da Saúde;

Condução de estudos epidemiológicos, por exemplo, revisões sistemáticas.