NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no portal G1, apresenta uma esponja de polímero que está sendo testada em camundongos e apresentou resultados promissores para o tratamento do Diabetes tipo 2. De acordo com os dados descritos, cobaias que receberam o implante da esponja apresentaram menor ganho de gordura corporal e aumento nos transportadores de glicose. Não foram descritos os custos, possível disponibilidade no Brasil e potenciais riscos da tecnologia. As fontes utilizadas não foram claramente descritas e não se apresentaram dados de estudos científicos que respaldem o potencial da tecnologia. Dessa forma, não foi possível avaliar adequadamente a qualidade das evidências e o potencial conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
O Diabete Mellitus (DM) é uma doença crônica causada pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. É um dos mais graves problemas de saúde pública, atingindo 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015). O DM tipo 2 é caracterizado pela ineficiência do organismo em usar adequadamente a insulina que produz; ou pela produção insuficiente de insulina para controlar a taxa glicêmica. Cerca de 90% das pessoas portadoras de diabetes, possuem o tipo 2. Esse pode ser controlado com atividade física e terapia nutricional adequada, e, em outros casos, exige o uso de medicamentos e/ou insulina para controlar a glicose. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2017). Avanços tecnológicos no tratamento do diabetes vêm ocorrendo ao longo das últimas décadas, possibilitando que os pacientes pudessem ter melhoria nos resultados do tratamento da doença ou facilitando o seu manejo. A busca por novas opções terapêuticas para o Diabetes relaciona-se com a melhora da qualidade de vida dos pacientes e redução de co-morbidades sendo, portanto, extremamente relevante.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um artefato de polímero, que está sendo testado em camundongos e demonstrou resultados promissores para o tratamento do Diabetes tipo 2.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
De acordo com as informações apresentadas, os primeiros resultados obtidos nos testes com a esponja indicaram que ela poderá ser efetiva no tratamento do Diabetes tipo 2. Novas pesquisas, no entanto, são necessárias para confirmar tal predição. Não foram descritos dados epidemiológicos acerca do Diabetes, a fim de demonstrar a relevância da pesquisa.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Foram descritos, como principais benefícios, o menor ganho de gordura corporal em cobaias que receberam o implante da esponja (10%), quando comparadas àquelas que não tinham o implante (30%). Não foi possível, no entanto, avaliar a relevância desse benefício, uma vez que não fica claro se a diferença de ganho de gordura corporal relatada é absoluta ou relativa. Além disso, relatou-se um aumento de 60% nos transportadores de glicose tipo 4 (GLUT 4) nas cobaias implantadas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram mencionados os possíveis custos da esponja ou outros custos adicionais relacionados à intervenção, como, por exemplo, o custo para a realização do implante. É importante destacar, entretanto, que se trata de um produto em fase de desenvolvimento.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas informações quanto à possível disponibilidade do produto no Brasil e seu fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou planos de saúde privados. Mais uma vez, destaca-se que se trata de um produto em desenvolvimento, não sendo possível, portanto, prever sua disponibilidade no Brasil nessa etapa da pesquisa.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram relatadas as alternativas terapêuticas já existentes para o Diabetes tipo 2 e as eventuais vantagens e desvantagens da esponja frente ao rol de tecnologias disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram descritos os potenciais riscos ou danos relacionados à utilização terapêutica do polímero.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes utilizadas para construção do texto não foram claramente identificadas. Embora tenha sido citada a apresentação do estudo (\”experimento\”) na reunião anual da \”American Chemical Society\”, não ficou claro se os dados relatados referem-se a alguma publicação desse evento. Desta forma, não foi possível avaliar a existência de conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as informações apresentadas sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi informada a existência de estudos científicos publicados sobre o assunto. Abordou-se apenas a apresentação de um estudo em evento cientifico, da Sociedade de Química Americana. As limitações da tecnologia também não foram discutidas. Dessa forma não foi possível avaliar adequadamente a qualidade das evidências apresentadas.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A estratégia do título para chamar a atenção do leitor foi destacar a palavra esponja como uma possível nova forma para se tratar diabetes. Como atuaria essa esponja? Como funciona?

INTERTÍTULO: Vem como uma complementação do título explicando em quem as esponjas estão sendo testadas, do que são feitas e como atuam. Mesmo com esse intertítulo mais completo ainda é convidativo ao leitor que pode ter interesse em saber como ela seria introduzida no animal e os mecanismos para atuação.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: possivelmente de uma agência internacional de notícias ou material da divulgação do seminário internacional onde o estudo foi divulgado.

DEFINIÇÃO: A reportagem traz definição de diabetes de forma superficial (sem a descrição de dados epidemiológicos da doença, a fim de demonstrar a relevância da pesquisa e nem outras alternativas para o tratamento de diabetes). Há a explicação, também, de que a gordura fica reservada no organismo liberando compostos que contribuem para mudar todo o metabolismo. A estratégia dos cientistas usarem a esponja para \”sugar\” essa gordura é explicada no texto, mas sem detalhes sobre como é implantada, bem como o tempo de atuação dela. Não cita também se houve algum tipo de reação negativa no organismo do animal, após a inserção da esponja.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: não foram encontrados no texto elementos que pudessem indicar a defesa de interesses comerciais e ou publicidade de algum produto/ marca.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Não foram entrevistadas para reportagem nem as fontes envolvidas na pesquisa e nem outros estudiosos que pudessem opinar sobre o estudo.

RECURSOS VISUAIS: Não foram usados recursos visuais, embora eles pudessem ajudar a garantir aos leitores uma compreensão maior sobre a atuação da esponja no corpo dos animais.

CONCLUSÃO: A reportagem foi descrita de forma bem superficial, com percentuais e informações sem detalhamento claro de onde foram retiradas as informações. Assegura que esse tipo de dispositivo já é usado em humanos no tratamento de outras doenças e com outra funcionalidade, sem dar mais definições sobre esse uso. A falta de uma fonte de pudesse validar e forma positiva ou negativa os dados apresentados na pesquisa também ajudariam para a construção de um texto mais completo, assim como o uso de recursos visuais (ilustrações e infográficos)

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/diabetes-1724617_1920-1024x683.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/diabetes-1724617_1920-150x150.jpgNatália FreitasDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no portal G1, apresenta uma esponja de polímero que está sendo testada em camundongos e apresentou resultados promissores para o tratamento do Diabetes tipo 2. De acordo com os dados descritos, cobaias que receberam o implante da esponja apresentaram menor ganho de gordura corporal e...A sua notícia revisada por especialistas