NOSSO RESUMO

A matéria, publicada pelo portal G1, apresenta o canaquinumabe, medicamento anti-inflamatório desenvolvido para o tratamento da Artrite Reumatoide e que está sendo estudado para utilização também em pacientes com doenças cardiovasculares. Dados de um estudo científico realizado com cerca de 10 mil pacientes, recentemente apresentado em um congresso de cardiologia, foram apresentados e suas limitações discutidas. De acordo com esses dados, o medicamento demonstrou ser capaz de reduzir em até 15% o risco de ataques cardíacos, mas em contrapartida também apresentou elevada incidência de eventos adversos. Embora algumas entidades considerem os resultados promissores, outras fontes consultadas destacaram que os dados são modestos e precisam ser melhor investigados. Além disso, relatou-se o custo elevado da alternativa terapêutica frente àquelas já disponíveis no mercado. A disponibilidade do produto no Brasil, no entanto, não foi informada. Não se identificou conflito de interesse na construção do texto.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
As doenças cardiovasculares representam um grande impacto em termos de mortalidade e morbidade para a sociedade brasileira e estão entre as principais causas de morte no Brasil, tendo sido responsáveis por 28% dos óbitos no período de 1996 a 2011. Dentre estas, a Doença Arterial Coronariana (DAC), que é responsável pelo entupimento de vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio ao coração, tem grande relevância, já que aproximadamente 300 mil pessoas sofrem infarto do miocárdio por ano no Brasil e destas 84 mil pessoas morrem (MINISTÉRIO DA SAÚDE; CONITEC, 2014). Os objetivos do tratamento da DAC são prevenir o Infarto agudo do miocárdio, reduzir a mortalidade, os sintomas e a ocorrência da isquemia miocárdica. Esses objetivos podem ser atingidos por modificações do estilo de vida e tratamento clínico. Por esse motivo, o desenvolvimento e disponibilização de tecnologias que permitam a prevenção do infarto do miocárdio, redução da mortalidade e dos sintomas são fundamentais.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se do canaquinumabe, medicamento anti-inflamatório desenvolvido inicialmente para o tratamento da Artrite Reumatoide e que está sendo estudado para utilização também em pacientes com doenças cardiovasculares. Conforme descrito, resultados preliminares indicam que o medicamento é potencialmente capaz de reduzir o risco de ataques cardíacos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova indicação para o canaquinumabe foi claramente descrita, destinando-se a prevenção de eventos cardiovasculares. Não foram apresentados dados epidemiológicos que suportem a relevância do estudo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios observados até o momento para a nova indicação do canaquinumabe – redução de 15% no risco de ataques cardíacos – foram apresentados de forma clara e isenta. Diferentes fontes de informação foram utilizadas para discutir as limitações dos resultados apresentados.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Houve relato do custo anual para o tratamento de um paciente no Reino Unido, aproximadamente R$ 160.000,00. Destacou-se que se trata de um custo centenas de vezes mais caro do que a alternativa disponível atualmente, as estatinas. Outros custos adicionais, relacionados ao uso da tecnologia, não foram relatados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram fornecidas informações sobre a disponibilidade do medicamento no Brasil, bem como seu possível fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foi informada a existência de alternativa terapêutica para a indicação proposta, as estatinas. Foram descritas as vantagens e desvantagens encontradas para o uso do canaquinumabe na prevenção de ataques cardíacos. Assim como os benefícios observados, ponderações também foram feitas em relação à incidência elevada de efeitos adversos e necessidade de estudos que demonstrem resultados mais robustos.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os potenciais riscos associados à utilização do medicamento foram informados, destacando-se a importância de se avaliar melhor esses dados provenientes do estudo clinico.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes utilizadas foram adequadamente descritas. Diversas fontes foram consultadas de modo que contrapontos em relação aos dados apresentados foram destacados, não tendo sido identificado, portanto, conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Dados de um estudo científico apresentado em um congresso de cardiologia na Espanha, no início de setembro de 2017, foram apresentados. O referido estudo foi conduzido em cerca de 10 mil pacientes por um período de até quatro anos. As limitações da evidência e a necessidade de continuidade da pesquisa para alcance de resultados mais robustos foram discutidas.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Novos tratamentos para incidentes como ataques cardíacos e AVC despertam a curiosidade do leitor, por isso é boa a estratégia de trazer essa informação no título principalmente se, também no título, for destacada a forma de se reduzir as chances dessa situação como foi feito.

INTERTÍTULO: Complementa o título já destacando qual é a droga que ainda está sendo estudada, o nome dela e as chances de diminuição do perigo de novas incidências ao se consumir essa medicação.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional BBC BRASIL

DEFINIÇÃO: O texto aborda quais são as doenças cardiovasculares que poderiam ser tratadas com uso do anti-inflamatório, com base numa pesquisa feita há pelo menos quatro anos com mais de 10 mil pacientes. A reportagem traz a explicação das doenças, como são tratadas hoje e porque seria interessante usar o anti-inflamatório para conter novos incidentes. Houve uma preocupação de se fazer um texto completo explicando como foi elaborado o estudo e suas possíveis contribuições.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: A divulgação na reportagem do nome da empresa farmacêutica que encomendou o estudo é de certa forma uma publicidade indireta. Não há elogios ou frases tendenciosas, mas o espaço que a empresa teve para destacar seu nome com o estudo pode ser visto como ressalva.

FONTES DE INFORMAÇÃO: As informações foram fornecidas pelos pesquisadores da escola de medicina de Harvard, que são autores do estudo. Há também o posicionamento de especialistas e estudiosos (de instituições também renomadas) sobre os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios. Eles fazem algumas ressalvas sobre o uso da droga nos tratamentos de doenças cardiovasculares e alertam para a possibilidade o uso dos anti-inflamatórios serem usados concomitantemente com outras drogas já usadas nos tratamentos de doenças cardiovasculares.

RECURSOS VISUAIS: Não foram usados recursos visuais.

CONCLUSÃO: Reportagem clara e objetiva. Além de trazer como fontes de informação autores do estudo a reportagem trouxe especialistas que fizeram ressalvas acerca da utilização dos anti-inflamatórios, o que ajuda a contrabalancear a reportagem. Há a definição das doenças citadas e dos tratamentos hoje oferecidos aos pacientes.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/body-116585_1920-795x1024.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/body-116585_1920-150x150.jpgNatália FreitasMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria, publicada pelo portal G1, apresenta o canaquinumabe, medicamento anti-inflamatório desenvolvido para o tratamento da Artrite Reumatoide e que está sendo estudado para utilização também em pacientes com doenças cardiovasculares. Dados de um estudo científico realizado com cerca de 10 mil pacientes, recentemente apresentado em um congresso...A sua notícia revisada por especialistas