NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no portal G1, apresenta a MasSpec Pen, uma caneta desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Texas. De acordo com as informações apresentadas, a caneta pode identificar células cancerígenas em dez segundos, de forma precisa, podendo se tornar, portanto, uma ferramenta em cirurgias de retirada de tumor, com intuito de evitar a reincidência do câncer. Conforme descrito, o dispositivo mostrou-se preciso em 96% das vezes em que foi testado. No entanto, como se dará sua utilização efetivamente, nos blocos cirúrgicos, não foi esclarecido. Os custos, a disponibilidade e os potencias riscos da caneta não foram mencionados. As fontes de informação foram adequadamente descritas, incluindo um estudo científico realizado em 253 amostras de tecido e publicado na revista Science Translational Medicine. Não foi identificado potencial conflito de interesse.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. A estimativa para o Brasil, no biênio 2016-2017, indica a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer (INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER, 2017). O tratamento do câncer pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade e alternar entre as diversas opções disponíveis, visto que os pacientes apresentam respostas distintas a um mesmo tratamento. O tratamento cirúrgico é considerado radical, e compreende a remoção do tumor com margem de segurança, com intuito de evitar o ressurgimento do câncer (metástases). Neste sentido, inovações que possibilitem uma determinação mais precisa da extensão do tumor são extremamente relevantes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se da MasSpec Pen, uma caneta desenvolvida por pesquisadores americanos para identificar células cancerígenas rapidamente. Conforme abordado pela matéria, espera-se que a nova tecnologia possa ser utilizada como uma ferramenta para evitar a reincidência do câncer.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A utilização do dispositivo está indicada para detecção e diferenciação do tecido cancerígeno. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a indicação da nova caneta.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O principal benefício relatado para a MasSpec Pen foi a precisão cirúrgica que ela tem potencial para oferecer, uma vez que diferencia tecidos cancerígenos dos saudáveis. Conforme informado, essa é uma grande limitação atualmente nas cirurgias de retirada de tumor e pode significar, por exemplo, o surgimento de metástases. Os resultados apresentados indicam que a caneta foi precisa em 96% das vezes em que foi testada. Até o momento, no entanto, o dispositivo foi testado em apenas 253 amostras e em tecidos com cerca de 1,5mm de diâmetro, um tamanho relativamente grande. Além disso, embora tenha sido afirmado que o uso do dispositivo permitirá que as cirurgias sejam feitas de forma mais rápida, segura e precisa, não foi detalhado como seria o uso da caneta na pratica clínica.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do novo dispositivo não foram informados. Ressaltou-se apenas que o custo da caneta é baixo, mas depende do uso de um espectrômetro de massa, que é caro e volumoso.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do produto no Brasil não foi informada. Contudo, deve-se ressaltar que se trata de uma tecnologia ainda em processo de desenvolvimento e, portanto, não disponível para comercialização.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Relatou-se o desenvolvimento de outras técnicas e dispositivos, uma faca e um laser, que se propõem a identificar o tecido cancerígeno em cirurgias de remoção de tumor. As vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas, no entanto, não foram mencionadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos e danos relacionados ao uso do dispositivo não foram descritos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação consultadas foram adequadamente descritas. Não foi identificado potencial conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foi informada a publicação de um estudo científico sobre o dispositivo na revista Science Translational Medicine. O estudo, entretanto, não foi realizado em humanos, mas em 253 amostras de tecido. Algumas limitações do estudo foram discutidas, como a necessidade de se aprimorar o dispositivo para que seja capaz de examinar pedaços menores de tecido e de se adaptar o conjunto do dispositivo (caneta + espectrômetro de massa) para que seja efetiva sua utilização em cirurgias. A continuidade dos ensaios para solucionar essas limitações foi relatada.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Destaque para o fato da caneta conseguir detectar câncer em poucos segundos atrai atenção do leitor. Que caneta seria essa? Como faria essa identificação.

INTERTÍTULO: o intertítulo traz uma complementação superficial do assunto sem trazer detalhes sobre as características da caneta. Manteve-se a estratégia de aguçar a curiosidade do leitor.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional de notícias

DEFINIÇÃO: A definição sobre a técnica foi feita de forma clara e de fácil compreensão para o leitor. Houve a preocupação em se destacar COMO FUNCIONA, explicar que a caneta está passando por testes ainda e suas limitações (espectrômetro). Além disso, foram apresentadas outras iniciativas científicas para ajudar a detectar mais precisa e rapidamente células cancerígenas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indícios no texto de promoção de uma empresa ou marca, apesar do nome comercial da caneta ter sido apresentado várias vezes.

FONTES DE INFORMAÇÃO: As informações foram obtidas por meio da publicação do estudo em revista científica internacional e da entrevista à BBC dos pesquisadores envolvidos e não envolvidos diretamente com o estudo.

RECUSOS VISUAIS: Foi utilizada apenas uma foto reproduzida pela Agência de notícias. Seria interessante o uso de infográficos ou desenhos que pudessem mostrar o espectrômetro de massa e a caneta em funcionamento (quanto ela é capaz de analisar – um pedaço de tecido de 1,5 mm de diâmetro).

CONCLUSÃO: A reportagem não se limitou à definição simples da caneta. Ela avançou uma vez que trouxe as limitações da tecnologia e outros trabalhos científicos (embora sem detalhamentos – pontos positivos e negativos) que também estão sendo elaborados com o mesmo objetivo da caneta: garantir mais precisão e rapidez na detecção de células cancerígenas.
Vale reforçar que houve equilíbrio nas informações com ponderações sobre o que ainda precisa ou pode ser feito para garantir mais eficiência a tecnologia. Foram também ouvidas fontes de informação além daquelas ligadas diretamente ao estudo.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/stylus-1271291_1920-1024x768.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/stylus-1271291_1920-150x150.jpgNatália FreitasEquipamentos e métodos para diagnósticoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no portal G1, apresenta a MasSpec Pen, uma caneta desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Texas. De acordo com as informações apresentadas, a caneta pode identificar células cancerígenas em dez segundos, de forma precisa, podendo se tornar, portanto, uma ferramenta em cirurgias de retirada de...A sua notícia revisada por especialistas