Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se o TCMDC-13505, uma nova molécula que demonstrou, em estudos prévios, a capacidade de interromper o ciclo de vida do Plasmodium falciparum, um dos parasitas causadores da malária.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova tecnologia está indicada para o tratamento de indivíduos com malária. Segundo a reportagem, a molécula teria a capacidade de atuar contra diversas espécies de protozoários causadores da doença. Outra característica importante é o fato de a TCMDC-13505 agir em todas as fases do ciclo de vida dos protozoários, o que lhe confere a capacidade de atuar desde a prevenção da transmissão até ao tratamento da doença em si. Apresenta-se, de maneira satisfatória, dados a respeito da ocorrência da doença e de sua letalidade.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O mecanismo de ação dessa nova molécula é parcialmente discutido. De acordo com os estudos já realizados e apresentados na reportagem, a nova terapia pode ser capaz de eliminar os parasitas da corrente sanguínea após cinco dias de infecção. No entanto, não se apresentam dados da eficácia do tratamento, ou seja, percentual de pacientes em que se obteve sucesso com o tratamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas estimativas de custos da nova molécula ou das terapias atualmente utilizadas no tratamento de malária. É importante ressaltar, todavia, que o item ainda está em desenvolvimento. Portanto, seus custos de utilização possivelmente ainda não foram mensurados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
O novo fármaco ainda está em fase de desenvolvimento, para que possa ser testado em seres humanos. Consequentemente, o produto ainda não possui registro na Anvisa, nem há estimativas de quando estará disponível no SUS ou por meio dos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
As alternativas para o tratamento de malária não foram citadas, nem houve uma comparação destas com a nova tecnologia (TCMDC-13505).
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não há nenhuma menção sobre os danos reais ou potenciais do produto. No entanto, informa-se que a molécula ainda está em fase de desenvolvimento para adquirir um melhor perfil de segurança para possibilitar, então, o teste em humanos. A partir destes testes poderão ser estabelecidos e mensurados os riscos decorrentes do uso do novo medicamento.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
A matéria descreve como fontes de informação um artigo científico publicado na Science, revista científica de alta relevância, e entrevistas diretas com os pesquisadores. Não foram identificados os possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas sobre a nova tecnologia. A linguagem adotada na reportagem foi clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Os dados apresentados foram extraídos de um artigo científico publicado, sem informar detalhes dos autores. É importante ressaltar que os estudos, até o momento, foram realizados in vitro ou em animais e, portanto, não se pode afirmar que os resultados serão reproduzidos da mesma maneira em seres humanos. Não foram discutidas as limitações da evidência disponível.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A manchete é objetiva, e diz exatamente do que se trata a pauta. Uma nova molécula foi descoberta, e ela afeta o ciclo de vida do parasita malária. Não há “possível cura”

INTERTÍTULO: Serve de ênfase para o interesse público da descoberta, indicando o número de mortes causadas pela malária no mundo.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Matéria de agência de notícias da FAPESP.

DEFINIÇÃO: O texto, retirado do site da FAPESP, define claramente a finalidade da pesquisa e a atuação da molécula descoberta, trazendo uma informação completa tanto sobre o estudo (com termos técnicos acompanhados de explicações e utilizando linguagem apropriada para o leitor não especializado), quanto sobre o projeto responsável por ele.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: A matéria vem de um veículo institucional, portanto, além do caráter informativo, destaca a participação da Fundação e da Unicamp no apoio à pesquisa. O grupo responsável pela descoberta envolve indústrias, mas apenas a que sintetizou a molécula é citada pelo nome.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Pesquisadores envolvidos no estudo – incluindo um de universidade estrangeira – e o coordenador do Centro de Química Medicinal da Unicamp.

RECURSOS VISUAIS: Foto feita tirada em laboratório do CQMED da realização de experimentos in vitro.

CONCLUSÃO: A matéria, por ter sido produzida por uma agência focada em divulgação e jornalismo científico, segue todos os critérios informativos do gênero e faz um bom trabalho de apuração sobre a descoberta. A Agência Fapesp, no entanto, ainda é um veículo institucional, e seu texto só apresentará fontes diretamente envolvidas no estudo e dará destaque à própria fundação.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/mosquito-1016254_1280-1024x677.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/mosquito-1016254_1280-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosTrata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos? Satisfatória Apresenta-se o TCMDC-13505, uma nova molécula que demonstrou, em estudos prévios, a capacidade de interromper o ciclo de vida do Plasmodium falciparum, um dos parasitas causadores...A sua notícia revisada por especialistas