NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal Estado de Minas apresenta o Nutlin-3, medicamento em desenvolvimento para o câncer de olho, que apresentou efeitos benéficos também para a Síndrome do X Frágil. De acordo com os dados de um estudo realizado com animais, o medicamento demonstrou ser capaz de reverter a mutação genética que causa a Síndrome, melhorando a capacidade de memória dos animais. Em humanos, que possivelmente estão recebendo o medicamento como parte dos testes de desenvolvimento para o câncer, os resultados ainda não são conclusivos.
Os custos prováveis, a disponibilidade no Brasil e os riscos potenciais do medicamento não foram abordados.Foram apresentadas evidências científicas do estudo realizado em animais, bem como suas limitações e a necessidade de continuidade das pesquisas. Não há aparente conflito de interesses na construção do texto.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A Síndrome do X Frágil é uma condição de origem genética, diretamente ligada a um defeito no cromossomo X, considerada a causa mais freqüente de comprometimento intelectual herdado. No Brasil, não há estatísticas formais sobre a doença. Constata-se, porém, um frequente desconhecimento dessa causa de comprometimento intelectual, tanto por parte de profissionais da área da saúde como da educação e, consequentemente, por parte da população em geral. Portanto, não é uma síndrome rara, mas sim pouco conhecida e diagnosticada, já que sua investigação, comprovação e descrição científicas são recentes (ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DA SÍNDORME DO X FRÁGIL). A Síndrome não tem cura e atualmente diversos centros de pesquisa envidam esforços no desenvolvimento de opções terapêuticas para o tratamento.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se do medicamento Nutlin-3, atualmente em fase de desenvolvimento para o câncer de olho (Retinoblastoma) e que, em testes de laboratório com animais, apresentou resultados positivos frente à mutação genética que causa a Síndrome do X Frágil. As pesquisas em relação à Síndrome encontram-se em fase inicial. Deste modo, ainda que os resultados possam apontar efeitos potencialmente benéficos para a população, é preciso avançar nas pesquisas a fim de comprovar, ou não, tais resultados e tornar o produto disponível.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações foram claramente descritas. Embora o Nutlin-3 esteja sendo desenvolvido para o câncer de olho, estudos demonstraram benefícios também para a Síndrome do X Frágil. Contudo, dada a etapa básica das pesquisas, não há uma definição quanto à indicação do medicamento também para este fim no futuro. Foram apresentados dados de incidência da síndrome em homens e mulheres, justificando a importância epidemiológica da doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios foram descritos de maneira clara e objetiva. Nos testes realizados em animais, o medicamento conseguiu reverter os danos causados pela mutação genética, possibilitando aos animais lembrarem-se de objetos e cheiros anteriores, o que normalmente não é possível para os portadores da Síndrome do X Frágil. Os pesquisadores ressaltaram, entretanto, que em humanos os resultados ainda não são conclusivos e que há muito a ser investigado em relação à sua utilização para a Síndrome.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do medicamento não foram abordados sob nenhum aspecto. Ressalta-se, porém, que não se trata ainda de um produto, mas de uma pesquisa básica, não sendo possível, portanto, comparar custos com alternativas já disponíveis.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do produto no território brasileiro não foi citada. Entretanto, deve-se destacar que os estudos encontram-se em fase inicial, não sendo possível sequer afirmar se, de fato, evoluirão até um medicamento ou alternativa terapêutica a ser disponibilizada à população.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foi relatada a existência de alternativas terapêuticas para o tratamento da Síndrome do X Frágil.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos da intervenção não foram apresentados. Contudo, é importante frisar que esta não é uma abordagem possível na fase de estudo em que a pesquisa se encontra.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As referências à pesquisa e aos entrevistados foram identificadas. Porém, a fonte dos dados epidemiológicos utilizados não foi apresentada. Não há conflito de interesse aparente na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são fidedignas e coerentes.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Apresentou-se um estudo realizado em animais, publicado no “Science Translational Medicine”. Não foram realizados resultados em humanos, tendo em vista que a pesquisa encontra-se em fase inicial. As limitações dos dados descritos foram apresentadas, bem como a necessidade de continuidade das pesquisas com foco na Síndrome do X Frágil, a fim de obter resultados mais robustos.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Reportagens que mostram uma dupla funcionalidade de um medicamento ganham espaço na imprensa e atenção do leitor, ainda mais quando a descoberta para um novo uso do medicamento é surpreendente: remédio para câncer para ajudar na deficiência intelectual causada por síndrome.

INTERTÍTULO: Traz dados sobre a incidência da síndrome, rara que afeta principalmente autistas como dizem os pesquisadores.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional de notícias – a assinatura da reportagem, nesse caso, é da agência.

DEFINIÇÃO: Apesar do título trazer expectativas quanto a droga experimental ao longo do texto fica claro que a descoberta ainda está em estágio muito inicial. Nos testes para o uso da droga no combate ao câncer no olho os pesquisadores, segundo o texto, descobriram outra utilizada para o medicamento nos testes em camundongos. A droga não foi testa em humanos em nenhuma das suas duas possíveis finalidades.

PUBLICIDADE OU CONFLITO DE INTERESSE: Não é possível detectar conflitos de interesse ou publicidade.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Apenas as fontes da pesquisa e mesmo assim sem a fala direta dos pesquisadores.

RECURSOS VISUAIS USADOS: Não foram usados

CONCLUSÃO: Texto muito técnico e que pode frustrar o leitor que criou muita expectativa com o título. Na prática o que se tem ainda é de interesse muito maior para a comunidade científica que poderá se debruçar em maiores detalhamentos do que os resultados dos testes dessa droga experimental para câncer trouxer.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/DNA.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/DNA.jpgNatália FreitasOutrosNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal Estado de Minas apresenta o Nutlin-3, medicamento em desenvolvimento para o câncer de olho, que apresentou efeitos benéficos também para a Síndrome do X Frágil. De acordo com os dados de um estudo realizado com animais, o medicamento demonstrou ser capaz de reverter...A sua notícia revisada por especialistas