NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Estado de Minas apresenta a possibilidade de tratamento e cura de doenças psiquiátricas por meio do equilíbrio de micronutrientes no organismo, utilizando-se protocolo de tratamento baseado na influência de alimentos e de suplementação sobre a epigenética, processo que regula a atividade dos genes sem alterar o código de DNA. Segundo os dados apresentados, na América do Sul, apenas dois médicos estão aptos a aplicar esta estratégia terapêutica, denominado protocolo de Walsh. Foram apresentadas diferentes opiniões de especialistas sobre a técnica de inclusão de nutrientes no tratamento de transtornos mentais, incluindo resultados científicos de um estudo de acompanhamento de pacientes em uso de micronutrientes associado a medicamentos versus pacientes em uso apenas de medicamentos. No entanto, a matéria não apontou limitações e problemas decorrentes do uso desses micronutrientes a longo prazo, nem tampouco os riscos ou efeitos adversos do seu uso. Os custos do tratamento não foram mencionados e não houve abordagem de custo das outras alternativas de tratamento disponíveis.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Há uma elevada prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) no mundo, variando de 24,6% a 45,3%. Estudos internacionais indicam associação entre o baixo nível socioeconômico e a baixa escolaridade com a ocorrência de TMC. No cenário brasileiro, as pesquisas sobre TMC, realizadas com amostras de municípios brasileiros, apresentaram taxas de prevalência que variaram de 17% a 35% e confirmaram os fatores associados verificados nos estudos internacionais. Além disso, os custos da assistência médica, o tempo de trabalho perdido e a diminuição da qualidade de vida associam-se de forma clara e consistente com transtornos mentais. Apesar de serem normalmente classificados como transtornos crônicos, são condições tratáveis e as opções terapêuticas têm crescido enormemente nos últimos 25 anos. O impacto social dos transtornos mentais inclui tanto a incapacidade individual como o fardo familiar associado à doença. Em função disso, a disponibilização de alternativas de tratamento tornam-se extremamente importantes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Não se trata de uma nova entidade química, mas de uma alternativa de tratamento para depressão e hiperatividade, relacionada à ingestão de micronutrientes. A proposta é o tratamento ou cura de doenças psiquiátricas por meio do equilíbrio de micronutrientes no organismo. A ingestão de micronutrientes apresenta uma ação protetora quando associada ao tratamento medicamentoso, em pacientes com transtornos mentais.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
Não foram descritos os micronutrientes que seriam utilizados no tratamento e seus potenciais benefícios. Com relação à indicação, apresentou-se dados epidemiológicos de um estudo com duração de 12 meses, com melhora em pacientes que fizeram uso de medicamentos e suplementação, comparados aos pacientes que fizeram uso apenas dos medicamentos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os dados dos benefícios não foram apresentados de forma clara. Descreve-se que a utilização de micronutrientes parece auxiliar no tratamento de transtornos mentais, normalizando os desequilíbrios químicos cerebrais. Os desfechos normalmente utilizados na literatura não foram contemplados.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do tratamento não foram descritos e não houve comparação de custo com outras alternativas de tratamento disponíveis.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Conforme os dados apresentados, apenas dois médicos estão aptos a aplicar o protocolo de Walsh, que inclui o tratamento com micronutrientes, na América do Sul. Foi ressaltado que esta abordagem ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O fornecimento por planos de saúde não foi abordado.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
As vantagens do uso de micronutrientes, foram destacadas, exemplificando por meio de um estudo que comparou pacientes em uso de micronutrientes e medicamentos com pacientes em uso apenas de medicamentos. Foram apresentadas informações sobre o tratamento com micronutrientes de forma comparativa aos tratamentos medicamentosos convencionais. Não foram discutidas desvantagens do uso de micronutrientes em comparação ao tratamento medicamentoso.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Foi apresentada a opinião de especialistas sobre a relação entre dose e benefícios esperados, sendo destacado que nem todos os pacientes precisam utilizar micronutrientes. Ressaltou-se ainda que não há comprovação científica de que essa estratégia realmente ofereça benefícios. No entanto, não apresenta os riscos e efeitos adversos do seu uso.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes utilizadas foram devidamente descritas. Além disso, foram apresentadas opiniões contrárias de especialistas sobre o tema. Com os dados apresentados, não é possível afirmar que as fontes utilizadas são totalmente independentes ou imparciais.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Houve coerência entre tema e as evidências científicas apresentadas sobre a utilização de micronutrientes em pacientes com transtornos mentais. A linguagem utilizada foi clara e objetiva e não apresentou traços e pontos sensacionalistas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados alguns referenciais teóricos para corroborar com a justificativa de utilização de micronutrientes em tratamentos de transtornos mentais. No entanto, não foram apontadas limitações e problemas decorrentes do uso desses micronutrientes a longo prazo nos pacientes acompanhados, nem tampouco os riscos ou efeitos adversos do seu uso.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Cuidadoso o título não traz a informação da pesquisa de forma sensacionalista. A utilização de “sugere” mostra a preocupação em não usar, no título, uma confirmação da eficácia do uso dos micronutrientes.

INTERTÍTULO: Informa que a abordagem é polêmica e já define que no Brasil dois médicos usam os micronutrientes como uma forma complementar ao tratamento convencional

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: divulgação em revista científica internacional, agência de notícias ou fonte de informações (provavelmente médico da área da psiquiatria ou nutrição)

FONTE DE INFORMAÇÃO: Além de informações gerais sobre a pesquisa, a reportagem traz contrapontos de diferentes especialistas em relação ao tratamento.

DEFINIÇÃO: O tratamento é escrito de forma clara, com linguagem de fácil compreensão respeitando as limitações do leitor leigo. Traz explicações sobre a abordagem embasadas, inclusive, numa pesquisa feita nos Estados Unidos, onde o protocolo de Walsh já é cumprido. No entanto, não há um maior detalhamento, na reportagem, sobre o perfil dos pacientes pesquisados (idade, qual o transtorno mental). As explicações sobre os nutrientes e sua relação com o comportamento humano só aparecem mais claramente na arte explicativa, com exemplos. Não foram ouvidos pacientes, nem os que já se submeteram ao tratamento no Brasil ou aqueles que participaram por 12 meses dos testes nos Estados Unidos. No entanto, há um apontamento que chama a atenção, quase metade dos pesquisados conseguiu reduzir a quantidade de medicamentos usados para tratar a doença após a ingestão de micronutriente. Como ainda há muita incerteza sobre os benefícios/ resultados desse procedimento a reportagem trouxe especialistas médicos e nutricionistas que fazem ponderações e que acreditam que a estratégia seria usar os micronutrientes para a prevenção das doenças.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: Não há indícios de conflitos de interesse

RECURSOS VISUAIS: Foi usado um esquema didático com informações e definições sobre o tratamento

CONCLUSÃO: A reportagem foi escrita de forma equilibrada buscando evitar sensacionalismo. Com linguagem clara e objetiva ouviu várias fontes de informações com posicionamentos em favor ou contrários à abordagem. Mereceria, no entanto, ouvir ao menos um dos dois médicos brasileiros autorizados a aplicar o protocolo de Walsh. Qual o posicionamento deles? Desde quando aplicam o protocolo? O que os micronutrientes têm oferecido aos pacientes? E os pacientes brasileiros que seguem as recomendações de ingestão de micronutrientes, o que dizem sobre o tratamento? Levantar essas questões e respostas contribuiria ainda mais para a compreensão dessa reportagem.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/depressão.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/depressão.jpgMarina MorgadoNutracêuticosNOSSO RESUMO A matéria publicada no Estado de Minas apresenta a possibilidade de tratamento e cura de doenças psiquiátricas por meio do equilíbrio de micronutrientes no organismo, utilizando-se protocolo de tratamento baseado na influência de alimentos e de suplementação sobre a epigenética, processo que regula a atividade dos genes sem...A sua notícia revisada por especialistas