Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi discutida a onda de aplicação endovenosa de vitaminas que vem ganhando destaque nas redes sociais. Se utilizadas em contextos específicos, como no caso de deficiência de alguns nutrientes, a terapia pode proporcionar melhorias ao paciente.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
Discutiu-se de modo muito amplo a utilização das vitaminas, não se considerando um contexto clínico específico. Por este motivo, não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a indicação de uso das vitaminas.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
A reposição de nutrientes, o aumento de energia e a desintoxicação foram apresentados como benefícios proporcionados pelo uso do coquetel de vitaminas. Contudo, não foi explicitada a eficácia da terapia, ou seja, o resultado final para o usuário de vitaminas, parâmetro necessário para avaliar o real beneficio clinico.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Apresentou-se o custo de cada bolsa utilizada na terapia – cerca de 800 reais. No entanto, custos adicionais (por exemplo custos envolvidos na aplicação ou relacionados ao cuidado médico) e os custos de alternativas terapêuticas não foram apresentados. Não houve comparação entre os custos da terapia com vitaminas e de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi discutida a disponibilidade do produto no mercado brasileiro ou seu registro na Anvisa. Também não foram apresentadas informações a respeito do fornecimento das vitaminas pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas terapêuticas ao uso das vitaminas. Consequentemente, não se discutiram as vantagens e desvantagens entre as opções, nem como estas vitaminas se enquadrariam no âmbito das alternativas disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos envolvidos no uso das vitaminas foram citados, mas não quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o uso de vitaminas foram obtidas por meio de entrevista com uma endocrinologista. Não foram identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados, nem foram mencionados estudos que tenham sido realizados em humanos. Também não se discutiram as limitações da evidência disponível sobre as vitaminas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título correto e condiz com a pauta da matéria.

INTERTÍTULO: Não tem.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Viralização em redes sociais, mais específico Instagram, de pessoas famosas realizando o procedimento.

DEFINIÇÃO: A matéria explica uma onda de injeção intravenosa de soros polivitamínicos postada por pessoas famosas em suas redes sociais. Ela explica o procedimento, como é feito, seus custos e qual a possível vantagem de realizar essa sonda de soro com vitaminas. Ao final traz uma médica endocrinologista explicando como o caso é desnecessário.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Redes sociais de Chrissy Teigen e Andréa Santa Rosa, bem como entrevista com Cláudia Cozer Kalil, endocrinologista do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Sírio-Libanês.

RECURSOS VISUAIS: Fotos retiradas dos Instagram.

CONCLUSÃO: A matéria vem como uma forma de informar um público sobre um procedimento que ganhou notoriedade nas redes sociais, justamente por ser utilizada e difundida nelas por pessoas famosas. Com isso, ela chama uma endocrinologista para tratar do assunto, explicando a desnecessidade do procedimento para pessoas saudáveis. Apesar da explicação e da entrevista tomarem a menor parte da matéria, ela é, em geral, completa e explicativa, trazendo informação ao público que pode espelhar suas ações em pessoas famosas, especialmente na era das redes sociais.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/vaccination-2725065_1920-683x1024.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/vaccination-2725065_1920-150x150.jpgTúlio SarmentoNutracêuticosA sua notícia revisada por especialistas