NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal O Globo apresenta um aplicativo, para dispositivos móveis ou computadores com acesso à internet, capaz de auxiliar no diagnóstico de doenças associadas ao envelhecimento, dentre elas o Alzheimer e outros tipos de demência. O software, desenvolvido no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), armazena e analisa dados e resultados de exames de pacientes e, em seguida, aponta um diagnóstico.
Os pesquisadores relatam que nenhum outro aplicativo existente é capaz de auxiliar no diagnóstico e pretendem disponibilizá-lo para os profissionais do sistema público de saúde. Os potenciais riscos de sua utilização, no entanto, não foram apresentados, assim como os custos.
Não foram apresentadas evidências científicas que comprovem a capacidade do aplicativo em apontar o diagnóstico correto. Não foi possível, ainda, avaliar a existência de conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A demência é um conjunto de sinais e sintomas causados por doenças que afetam o cérebro e que prejudicam diversas funções cognitivas como: memória, linguagem, planejamento, atenção, raciocínio lógico, julgamento, que interferem nas atividades da vida diária da pessoa, causando mudanças de humor, no comportamento, no desempenho social e profissional e que, geralmente, pioram com o tempo. Atualmente, estima-se haver cerca de 35,5 milhões de pessoas com demência no mundo. Este número praticamente irá dobrar a cada 20 anos, chegando a 65,7 milhões em 2030 (Instituto Alzheimer Brasil – IAB). Os sintomas não são iguais para todos os pacientes com demência, mesmo quando a causa de demência é semelhante. Com a evolução da doença, há o aparecimento de novos sintomas ou o agravamento dos sintomas existentes. Na prática, o diagnóstico é sempre difícil e clínico, isto é, depende da avaliação feita por um médico que irá definir, a partir de exames e da história do paciente, qual a principal hipótese para a causa da demência. Desta forma, o desenvolvimento de alternativas que auxiliem no diagnóstico é extremamente relevante, sobretudo para minimizar a progressão dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se um novo aplicativo, que funciona em dispositivos móveis e computadores com acesso à internet, para auxiliar no diagnóstico de doenças associadas ao envelhecimento, dentre elas o Alzheimer. De acordo com os dados apresentados, o software é capaz de armazenar informações e resultados de exames dos pacientes e, a partir de uma análise destes dados, apontar diagnósticos precoces de doenças relacionadas a perdas cognitivas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória

A indicação do aplicativo foi descrita para o diagnóstico precoce de demência, Alzheimer e perdas cognitivas leves. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem tal indicação.

Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O benefício da tecnologia reside em concentrar e analisar resultados de exames de pacientes, com a capacidade de apontar um diagnóstico provável. Não foram explicitados, entretanto, os mecanismos que o software utiliza para tal análise, considerando-se a importância de um diagnóstico correto.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da tecnologia, bem como possíveis custos adicionais relacionados à sua utilização.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do aplicativo no Brasil não foi claramente definida, mas relata-se que estudos estão conduzidos no país e que há a intenção de torná-lo acessível aos profissionais do sistema público de saúde. A utilização da tecnologia pela iniciativa privada não foi abordada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram descritas outras alternativas utilizadas para o diagnóstico de doenças associadas ao envelhecimento. Entretanto, os pesquisadores relataram a existência de outros aplicativos utilizados para auxiliar a prática médica, destacando, contudo, que nenhum deles é capaz de apontar um diagnóstico. Não foram apresentadas as desvantagens da tecnologia ou como ela se enquadraria no âmbito das alternativas diagnósticas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos do aplicativo não foram discutidos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências à pesquisa, bem como aos entrevistados, foram devidamente identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utiliza apenas fontes ligadas à pesquisa para construir seu texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva e houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas sobre o aplicativo.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas evidências científicas que corroborem os benefícios descritos pelos pesquisadores em relação ao aplicativo ou dados de utilização do mesmo na prática. Do mesmo modo, não foram descritas as limitações da tecnologia.
Natália FreitasEquipamentos e métodos para diagnósticoNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal O Globo apresenta um aplicativo, para dispositivos móveis ou computadores com acesso à internet, capaz de auxiliar no diagnóstico de doenças associadas ao envelhecimento, dentre elas o Alzheimer e outros tipos de demência. O software, desenvolvido no Instituto de Computação da Universidade Federal...A sua notícia revisada por especialistas