NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no G1, apresenta um sabão à base de óleo e ervas capaz de repelir as abelhas dos pomares e evitar que os trabalhadores da colheita sejam picados. Segundo a matéria, a ideia é proteger os trabalhadores, sem a necessidade de uso de inseticidas. O objetivo do produto desenvolvido é evitar que os trabalhadores da colheita sejam picados por abelhas. Apesar de pontuar os potenciais benefícios do sabão, os desfechos a serem avaliados no estudo não foram abordados. A matéria não apresentou dados de estudos científicos demonstrando resultados do uso do sabão repelente. Todas as fontes de informação utilizadas foram referenciadas adequadamente.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Inseticida é um produto destinado à proteção das culturas, por meio da eliminação de insetos. O seu uso é considerado como um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da produtividade agrícola durante o século XX. No entanto, a maior parte dos inseticidas oferece riscos para o meio ambiente, levando a impactos nos ecossistemas gerados pela poluição da água principalmente quando utilizados da forma indevida ou indiscriminada. Nesse contexto, novas pesquisas tornam-se necessárias na busca por produtos que não sejam agressivos ao meio ambiente e aos seres humanos.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo sabão, à base de óleo e ervas, capaz de repelir as abelhas dos pomares e evitar que os trabalhadores da colheita sejam picados por insetos. Segundo a matéria, a ideia é proteger os pomares, sem o uso de inseticidas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A matéria apresentou as indicações do sabão. No entanto, não foram abordados dados epidemiológicos sobre a importância do seu uso.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
A matéria descreveu que o principal benefício do sabão repelente é evitar que os trabalhadores da colheita sejam picados por abelhas. No entanto, não se descreveram os desfechos adotados para avaliar os potenciais benefícios.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
A matéria apresentou o custo de fabricação, R$ 2,00 o litro, e destacou que o projeto foi financiado pelo próprio grupo de estudantes. Os custos não foram comparados com as alternativas existentes e não abordaram-se custos adicionais à nova tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A matéria não apresentou informações sobre a disponibilidade do sabão no mercado. Entretanto, é importante ressaltar que se trata de um produto novo, ainda em fase de estudos.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
A matéria relatou que o sabão repelente é uma alternativa ao uso de inseticidas. Apesar da matéria apresentar as vantagens do novo produto, não foram discutidas suas desvantagens e não se apresentaram informações sobre como o novo sabão se enquadraria frente às alternativas disponíveis no Brasil.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos e efeitos adversos decorrentes da utilização do novo produto não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Todas as fontes de informação utilizadas na matéria foram claramente descritas. Não foi declarada ausência de conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A matéria apresentou uma novidade de baixo custo que pode ser utilizada para a proteção dos trabalhadores do campo, como uma alternativa menos nociva quando comparada aos inseticidas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
A matéria não apresentou dados de estudos científicos demonstrando resultados do uso do sabão repelente. Foi destacado que já houve distribuição do sabão aos trabalhadores da região para a realização de testes, conduzidos por um apicultor. Não foram discutidas as limitações das evidências disponíveis.
Marina MorgadoOutrosNOSSO RESUMO A matéria, publicada no G1, apresenta um sabão à base de óleo e ervas capaz de repelir as abelhas dos pomares e evitar que os trabalhadores da colheita sejam picados. Segundo a matéria, a ideia é proteger os trabalhadores, sem a necessidade de uso de inseticidas. O objetivo...A sua notícia revisada por especialistas