Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresenta-se a disponibilidade de um robô para ajudar na produção de órteses, no setor de ortopedia da Universidade de São Paulo (USP). A intervenção apresenta uma nova indicação terapêutica pois, de acordo com a reportagem, o robô poderá ser utilizado no planejamento das órteses, que são dispositivos permanentes ou não, aplicados em um membro com a finalidade de suprir ou corrigir a alteração morfológica de um órgão. Dessa forma, a intervenção pode ser potencialmente aplicada na confecção de um material, planejado via software, que permita realizar os ajustes necessários, para atender às necessidades do paciente.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
As indicações foram claramente descritas. Entretanto, dados epidemiológicos que justifiquem a utilização da tecnologia não foram apresentados.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios foram apresentados de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos. No entanto, não se utilizaram desfechos normalmente adotados pela literatura científica para avaliar os benefícios para os pacientes que utilizam as órteses feitas a partir de um robô.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Foi relatado na reportagem que o custo total do robô é de aproximadamente R$ 309 mil reais. Comparou-se o novo procedimento com a alternativa existente, que é o processo de fabricação artesanal, em que o custo unitário é mais barato do que o processo de fabricação utilizando o robô. Além disso, não se mencionaram os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
O robô já está disponível no mercado brasileiro. O braço robótico, segundo as pesquisadoras, é o primeiro do tipo no serviço público do país, e será utilizado no setor de ortopedia da USP. Informações sobre a possivel utilização em outros serviços de saúde públicos ou privados não foram apresentadas.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foi relatada a existência de alternativas à intervenção – a fabricação de órteses utilizando o processo artesanal. A vantagem da nova tecnologia relaciona-se com o ganho de produtividade, e também, com a capacidade de realizar os ajustes, via software, das necessidades específicas de cada paciente. Não se discutiu como a nova tecnologia se enquadraria no âmbito das alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Descreveram-se parcialmente os potenciais danos da intervenção. Para evitar acidentes de trabalho, relatou-se que haverá um dispositivo para impedir que o robô trabalhe caso haja alguém dentro do local de confecção das órteses. Entretanto, não foram quantificados os potenciais danos que a possível intervenção possa ter para o paciente que utilizará o dispositivo externo. Além disso, não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação referentes ao desenvolvimento do dispositivo foram mencionadas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados e não foi descrito se as órteses foram testadas em humanos. Consequentemente, não se apresentaram o número de pessoas e nem o tempo de acompanhamento dos pacientes em uso de próteses produzidas pelo robô. As limitações das evidências apresentadas também não foram relatadas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título logo apresenta qual a finalidade da nova máquina e para onde será destinado este recurso.

INTERTÍTULO: Complementa o título divulgando quais serão os primeiros usos do novo robô.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Reportagem publicada pelo jornal da USP no dia 06 de agosto de 2019.

DEFINIÇÃO: A matéria descreve o novo método de obtenção de órteses através da mecanização do trabalho. De acordo com a notícia, o novo método vem para agilizar o processo de obtenção de peças ortopédicas necessárias para reabilitação de pacientes, especialmente aqueles que sofrem de escoliose ou acidentados.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com as pesquisadoras, Candida Luzo e Selma Lancman.

RECURSOS VISUAIS: Fotografias das pesquisadoras Cândida Luzo e Selma Lancman ao lado do braço robótico e da fresa robótica sozinha.

CONCLUSÃO: A reportagem é bem descritiva quanto ao uso do robô como forma de agilizar a manufatura que peças ortopédicas. Ela apresenta dados comparativos entre processos de feitio das peças, os custos envolvendo o uso da robótica e a agilização do processo. Não traz dados quantitativos de pacientes que necessitam destas próteses no sistema público, mas apresentam os preços para o sistema privado em comparação aos que são utilizados pelo SUS.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/mechanical-29729_1280-1024x844.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/mechanical-29729_1280-150x150.pngLucas TôrresOutrosA sua notícia revisada por especialistas