NOSSO RESUMO

A matéria, publicada na Folha de São Paulo, apresenta os medicamentos lapatinib e trastuzumab para tratar o câncer de mama. Conforme descrito, uma combinação dos dois medicamentos pode diminuir muito ou eliminar alguns tipos de câncer de mama em apenas 11 dias. De acordo com o estudo, em menos de duas semanas de tratamento, o câncer desapareceu completamente em 11% dos casos, e em outros 17% ele ficou menor que 5mm. Entretanto, não foi especificado claramente o tipo de participante incluído, estagio da doença, o ganho a partir da redução do tumor e o que houve com os demais participantes do estudo, que representam a maioria. De acordo com a matéria, indivíduos que têm câncer de mama HER2 positivo possuem mais chances de reincidência.
Os custos de tratamento e a disponibilidade no mercado brasileiro não foram apresentados. Também não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do fornecimento por planos de saúde. A linguagem utilizada está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são claras e coerentes com o foco da matéria. Entretanto, não foi possível avaliar possíveis conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa é que 57.960 novos casos foram diagnosticados em 2016. Atualmente, acredita-se que o câncer de mama seria composto por dez doenças diferentes, cada uma com causa, expectativa de vida e tratamento necessário diversos. Conseguir combinar as especificidades de cada tipo de câncer com medicamentos efetivos é considerado o futuro do tratamento do câncer.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
A matéria apresenta dois novos medicamentos para tratar o câncer de mama – lapatinib e trastuzumab. Conforme descrito, uma combinação dos dois medicamentos pode diminuir muito ou, em alguns casos, eliminar tipos de câncer de mama em apenas 11 dias.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação de lapatinib e trastuzumab foi descrita para pacientes com alguns tipos de câncer de mama. Não foram apresentados dados que destacam a importância epidemiológica do câncer de mama e justifiquem a utilização das tecnologias.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os potenciais benefícios do medicamento foram apresentados. De acordo com o estudo, em menos de duas semanas de tratamento, o câncer desapareceu completamente em 11% dos casos, e em outros 17%, o tumor ficou menor que 5mm. Entretanto, a matéria não especificou claramente o tipo de participante incluído (foram todos os indivíduos diagnosticados com câncer de mama ou só aqueles com HER 2 positivo?), o desfecho a partir da redução do tumor e o resultado com os demais participantes do estudo, que são a maioria.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos de tratamento não foram apresentados. Logo, não há comparações de custos com as alternativas existentes para o tratamento do câncer de mama. Não foram discutidos também outros custos adicionais.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro. Não houve relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não houve o relato da existência de alternativas à intervenção. Não foram descritas também as possíveis vantagens e desvantagens da nova intervenção e como ela se enquadra no âmbito das alternativas já existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
De acordo com os dados apresentados, indivíduos que têm câncer de mama HER2 positivo possuem mais chances de reincidência. Logo, pode ser que o uso da combinação lapatinib e trastuzumab aumente o risco de reincidência. Entretanto, não há relato da magnitude do risco. Também não foram quantificados os riscos/danos relacionados ao uso das tecnologias e apresentados os efeitos secundários.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Foram descritas as fontes de informação do estudo científico e das entrevistas. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e possíveis conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas foram claras e coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram apresentados dados de um estudo científico, informando a referência e o número de participantes. Não foram apresentados dados sobre o tempo do estudo e suas limitações. A descrição dos desfechos também não foi claramente apresentada, sem discutir as limitações da evidência apresentada.
Jessica BarretoMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria, publicada na Folha de São Paulo, apresenta os medicamentos lapatinib e trastuzumab para tratar o câncer de mama. Conforme descrito, uma combinação dos dois medicamentos pode diminuir muito ou eliminar alguns tipos de câncer de mama em apenas 11 dias. De acordo com o estudo, em...A sua notícia revisada por especialistas