NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal O Globo apresenta a descoberta de um novo grupo de moléculas, as Pepducinas, que na pesquisa básica, em laboratório, demonstraram capacidade protetora do músculo cardíaco e estão sendo investigadas como potencial precursor de novos medicamentos para o tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC). De acordo com o estudo apresentado, as Pepducinas, assim como os fármacos existentes para o tratamento da IC, evitam a morte das células do miocárdio, mas apresentam também o benefício de evitar o prejuízo da contração do músculo, o que pode aumentar a sobrevida dos pacientes. O desafio agora é a continuidade e o avanço das pesquisas de modo a permitir, de fato, o desenvolvimento de novos medicamentos.
Os riscos potenciais, os custos e a disponibilidade no mercado brasileiro não foram apresentados, não sendo esta, no entanto, uma abordagem esperada para o momento atual da pesquisa.
As evidências científicas apresentadas demonstraram os resultados da pesquisa obtidos até então, que indicam a potencialidade das moléculas descobertas. As limitações da tecnologia não foram descritas e não foi possível avaliar a inexistência de conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a insuficiência cardíaca é a via final comum da maioria das doenças que acometem o coração, sendo um dos mais importantes desafios clínicos atuais na área da saúde. Trata-se de um problema epidêmico em progressão. Neste contexto, o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas, que tenham, sobretudo, o objetivo de aumentar a sobrevida dos pacientes e reduzir reações adversas, é extremamente relevante.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se da descoberta de um grupo de moléculas, as Pepducinas, que estão sendo estudadas como potencial alternativa às opções terapêuticas atualmente disponíveis para o tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC). A pesquisa encontra-se em fase muito inicial, não sendo possível afirmar categoricamente que levará ao desenvolvimento de novos fármacos que poderão contribuir significativamente para o tratamento de pacientes com IC.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A partir da descoberta das Pepducinas, espera-se que seja possível o desenvolvimento do novos medicamentos para o tratamento da Insuficiência Cardíaca. Não foram descritos dados epidemiológicos acerca da doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O principal benefício esperado por compostos análogos às Pepducinas é que eles, além de agirem de forma protetora sobre as células cardíacas, como os medicamentos já existentes, também sejam capazes de não afetar a contração do músculo, aumentando dessa forma a sobrevida dos pacientes. Estes resultados, embora demonstrem um potencial para o desenvolvimento de novas drogas, são ainda muito preliminares, considerando-se toda a cadeia de desenvolvimento de um novo medicamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos da tecnologia não foram abordados sob nenhum aspecto. Ressalta-se, porém, que não se trata ainda de um produto, mas de uma pesquisa básica, não sendo possível, portanto, estimar ou comparar custos com as alternativas já disponíveis.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas informações sobre a perspectiva de disponibilidade da tecnologia. Entretanto, deve-se destacar que, como os estudos encontram-se em fase inicial, não é possível sequer afirmar se, de fato, evoluíra até um medicamento ou alternativa terapêutica que possa ser disponibilizada à população.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A existência de outros medicamentos para o tratamento de Insuficiência Cardíaca é amplamente discutida na matéria, sendo destacada a comparação entre estas opções já disponíveis e potencial benefício das Pepducinas. Não foram apresentadas, entretanto, as possíveis desvantagens do novo composto.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos da intervenção não foram apresentados. É importante ressaltar, no entanto, que esta não é uma abordagem possível na fase de estudo em que a pesquisa se encontra.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências à fonte da pesquisa, bem como aos entrevistados, estão devidamente identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utiliza fontes ligadas à pesquisa para construir seu texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara, objetiva e vale-se de evidências científicas para descrever a tecnologia. É destacado no texto a necessidade de continuidade e evolução da pesquisa para que, de fato, se alcance algum objetivo tangível em termos de nova terapia para o tratamento da Insuficiência Cardíaca.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram apresentados os resultados obtidos até o momento pela pesquisa básica. É relatada a necessidade de se caminhar bastante e realizar estudos clínicos, de modo que seja possível desenvolver nova terapia para tratamento da Insuficiência Cardíaca a partir dos achados iniciais.
Natália FreitasProcedimentosNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal O Globo apresenta a descoberta de um novo grupo de moléculas, as Pepducinas, que na pesquisa básica, em laboratório, demonstraram capacidade protetora do músculo cardíaco e estão sendo investigadas como potencial precursor de novos medicamentos para o tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC). De...A sua notícia revisada por especialistas