Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Na reportagem em questão foram apresentados os resultados preliminares de um estudo avaliando o uso do remdesivir, medicamento antiviral, no tratamento da COVID-19. Esse medicamento já vinha sendo testado para o tratamento de outras doenças causadas por vírus, como o Ebola.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação foi claramente descrita – tratamento da COVID-19. Embora tenha sido relatado que a doença apresenta alta mortalidade, não foram apresentados quaisquer dados sobre a taxa de letalidade ou demais indicadores epidemiológicos a respeito da doença no Brasil ou no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios proporcionados pela tecnologia foram apresentados de maneira adequada, mencionando os desfechos avaliados em estudos e quantificando a melhoria proporcionada pelo medicamento. Todos os desfechos mencionados são de relevância no contexto clínico da COVID-19.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram relatados os custos do remdesivir nem de quaisquer outras alternativas terapêuticas no tratamento da COVID-19.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o medicamento ainda não foi liberado para comercialização no país, embora já esteja sendo avaliado pela ANVISA. Não há informações sobre o possível financiamento dessa tecnologia pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas terapêuticas ao uso do remdesivir no tratamento da COVID-19.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos proporcionados pelo uso do medicamento foram mencionados e quantificados, utilizando como comparador um grupo de pacientes que usaram placebo .
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram devidamente mencionadas. Entretanto, não foram utilizadas fontes independentes de informação nem identificados eventuais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
As informações sobre o uso do remdesivir no tratamento da COVID-19 foram apresentadas de maneira coerente, clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Os dados apresentados foram obtidos de um estudo realizado em humanos infectados pelo SARS-CoV-2. Este estudo foi devidamente referenciado, tendo sido informado o número de participantes, tempo de acompanhamento e a realização de mascaramento (ou cegamento). Contudo, não foram discutidas eventuais limitações da evidência científica apresentada.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título, apesar de correto quanto ao texto da matéria e aos estudos nela apresentados, pode passar a impressão de que o tratamento mencionado no texto fora “reduzido para quatro dias”.

INTERTÍTULO: Não tem.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia comprada da AFP.

DEFINIÇÃO: A notícia apresenta um estudo publicado no periódico de ciência e saúde The New England Journal of Medicine descrevendo o método utilizado pelos pesquisadores sobre o uso do antiviral Remdesivir em terapias testes para o Sars-Cov-2.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial do veículo sobre os estudos e o medicamento.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Agence France-Presse e o relatório preliminar do estudo Remdesivir for the Treatment of Covid-19.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de seringa onde se lê o nome do medicamento citado na matéria.

CONCLUSÃO: A matéria faz boa apresentação dos estudos preliminares envolvendo o antiviral Remdesivir e o COVID-19. Aponta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já estuda a regulamentação do medicamento em território nacional. Embora faça essa descrição completa dos testes, ela não trouxe outras alternativas testadas ao redor do mundo para a terapia do corona, além de não mostrar os possíveis custos do medicamento, uma vez que é comercializado no exterior. Entretanto, a matéria soma à narrativa presente na mídia sobre o caso pandêmico de Covid e traz outras informações que não as já saturadas taxas de dados.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/upper-body-944557_1280-1024x682.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/upper-body-944557_1280-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas