Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentada a recente aprovação do medicamento atezolizumabe para o tratamento do câncer de pulmão de células pequenas. A aprovação do medicamento, que já era utilizado no tratamento do câncer de células não-pequenas, foi apontada como o primeiro avanço no tratamento da doença nos últimos 30 anos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Relatou-se que o medicamento está indicado para o tratamento do câncer de pulmão de células pequenas. Foram apresentados os dados de incidência e mortalidade do câncer do pulmão e desse subtipo específico, alvo da tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios proporcionados pela terapia foram apresentados de maneira clara. Alegou-se que 52% dos pacientes sob uso do atezolizumabe sobreviveram após um ano de tratamento, o que é um desfecho relevante no contexto da doença, que apresenta alta mortalidade. Contudo, não foi mencionado o percentual de sobreviventes do grupo de controle para fins de comparação.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do novo medicamento, nem de suas alternativas terapêuticas. Os custos adicionais à intervenção também não foram discutidos.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi informado que o medicamento foi recentemente registrado pela Anvisa e deverá estar disponível no mercado brasileiro em breve. Contudo, não foi discutido sobre o potencial fornecimento do atezolizumabe pelo SUS ou pelos convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Citou-se brevemente a quimioterapia como uma opção no tratamento do câncer de pulmão de células pequenas. Contudo, não se compararam as duas terapias, nem foi abordado como a nova intervenção se enquadra no âmbito das alternativas já disponibilizadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos reais ou potenciais decorrentes do uso do atezolizumabe não foram citados, nem quantificados. Além disso, não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram apresentados dados obtidos de um artigo científico publicado, sendo este devidamente referenciado. Entretanto, não foram descritos o número de participantes, nem o tempo de acompanhamento dos pacientes deste estudo. Além disso, as eventuais limitações da evidência científica apresentada não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título mostra corretamente a informação de acordo com um órgão oficial do governo.

INTERTÍTULO: O intertítulo aponta que terapias para o tipo de câncer descrito na matéria não evoluíam há tempos.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota no DOU de 09/10/2017, que provavelmente ficou engavetada.

DEFINIÇÃO: A matéria explica sobre o caso de aprovação de um fármaco novo, destinado a terapia de câncer de pulmão que era utilizado em outros tipos de câncer. Os estudos que comprovam a eficácia deste medicamento ser utilizado na terapia de câncer de pulmão são explicados brevemente. Ao final ela expõe alguns dados da condição médica e faz um alerta ao sobre os fatores de risco.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, dados do Instituto Nacional do Câncer.

RECURSOS VISUAIS: Ilustração de banco de imagens mostrando um pulmão humano.

CONCLUSÃO: A matéria mostrou dados de um estudo que comprova a eficácia de um medicamento aprovado pela Anvisa anos antes, o atezolizumabe, indicado para o tratamento de câncer por bloquear uma proteína PD-L1. Apesar da distância temporal entre a aprovação do medicamento e a matéria, ela não se limita é ser uma divulgação de nota oficial. Pois ao acrescentar dados do Inca sobre câncer de pulmão, e apresentar o estudo de terapia combinada, atezolizumabe junto a quimioterapia, feito um ano depois da aprovação, a matéria levanta questões importantes sobre terapias do câncer e também sobre a doença.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/imagem-sus02-11.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/imagem-sus02-11-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas