Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi descrita uma nova terapia que utiliza uma corrente elétrica aplicada no nervo vago para \”equilibrar\” o sistema nervoso central. A expectativa é que esse reequilíbrio possa prevenir hipertensão e demais doenças cardíacas. De acordo com a matéria, terapia semelhante já é utilizada como forma de tratar epilepsia, e estudos mostram um bom desempenho do método no tratamento de depressão e obesidade.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi relatado que a terapia pode ajudar na prevenção de hipertensão. Contudo, não foram apresentados os dados epidemiológicos dessa doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios da estimulação elétrica foram apresentados de maneira superficial. Não foi descrito o percentual de indivíduos que responderam positivamente à terapia, nem a redução média do nível pressórico dos pacientes, desfecho normalmente utilizada pela literatura cientifica para avaliar o real benefício da tecnologia.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da nova terapia ou de suas alternativas terapêuticas. Também não foram relatados os custos adicionais à intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas informações sobre o registro da nova tecnologia na Anvisa, nem sobre sua disponibilidade no mercado brasileiro. Também não foi abordado o possível financiamento da nova terapia pelo SUS ou por convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram abordadas as alternativas terapêuticas para o tratamento da hipertensão. Consequentemente, não foram discutidas vantagens e desvantagens entre as opções terapêuticas existentes. Além disso, não se discutiu como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas já disponíveis para o tratamento da doença.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso da nova tecnologia não foram citados, nem quantificados. Além disso, não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas diretamente com os responsáveis pela pesquisa. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a terapia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados dados de um artigo científico publicado na revista Aging, sendo este devidamente referenciado. Foram relatados três estudos em humanos, com a descrição do tempo de acompanhamento. Entretanto, as limitações da evidência científica apresentada não foram discutidas. Contudo, é importante ressaltar que os resultados apresentados apontam que \”houve uma melhora no equilíbrio do sistema nervoso autônomo\”, o que não necessariamente terá impacto na redução da pressão arterial e demais problemas cardíacos.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título chama atenção pela escolha de palavras e, embora pareça diferente, condiz com aquilo que está na matéria.

INTERTÍTULO: O intertítulo completa a informação da manchete, ainda acrescentando que a nova terapia combate além de hipertensão, também outras doenças.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia divulgada pela comunicação da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e difundida pelos jornais de lá.

DEFINIÇÃO: A matéria traz indicações e o funcionamento desta terapia de estimulação elétrica. Mostra, de acordo com o estudo, como os eletrochoques funcionam para tratar as doenças descritas e, ao final, aponta que, além dos testes clínicos já realizados, ainda são necessárias novas etapas para a confirmação de sua eficácia.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial ou publicitário por parte do veículo e a terapia.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas da Doutoras Beatrice Bretherton e Susan Deuchars à revista Medical News Today e o estudo publicado na revista Aging.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de sessão de terapia de estimulação elétrica divulgada pela comunicação da Leeds University.

CONCLUSÃO: A matéria chama a atenção pela novidade incomum ao universo de terapias para hipertensão. Descrevendo bem os estudos e o funcionamento da terapia, mesmo que de maneira rápida, ela traz informações pertinentes ao leitor que pode buscar alternativas para seus casos médicos. Embora a matéria não mostre dados epidemiológicos sobre as doenças descritas, isso não compromete o entendimento do procedimento terápico, além da importância de ressaltar, ao final, que novos estudos serão realizados para confirmar a eficácia dessa terapia inovadora.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/impulso-1024x576.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/impulso-150x150.jpgTúlio SarmentoDispositivo MédicoA sua notícia revisada por especialistas