Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentada uma nova técnica de transplante de nervos, desenvolvida na Austrália, que possibilita a recuperação dos movimentos dos braços e mãos em pacientes tetraplégicos. A intervenção demonstrou grande potencial na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova técnica pode ser utilizada para recuperação dos movimentos das mãos e braços em pacientes tetraplégicos que possuam músculos funcionando acima da lesão na coluna. Não foram apresentados dados epidemiológicos para esta condição clínica.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O principal benefício do procedimento apresentado foi a recuperação dos movimentos das mãos e braços. De um modo geral, os benefícios apresentados foram representativos no contexto clínico reportado.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da intervenção, nem de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não se discutiu sobre a disponibilidade do procedimento no país, nem de seu possível fornecimento pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas para a recuperação do movimento de membros superiores em pacientes com tetraplegia causada por lesões. Consequentemente, não foram discutidas as vantagens e desvantagens do novo método em comparação com outras opções terapêuticas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os danos do procedimento foram mencionados e quantificados, sendo destacado que houve perda de sensibilização dos músculos somente em dois pacientes dentre os 56 que realizaram o transplante.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas por meio de entrevistas com um paciente e uma especialista que realizaram o procedimento. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Embora o título seja chamativo, não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentadas informações de um artigo científico publicado na revista Lancet, embora o título do artigo não tenha sido citado. O estudo foi realizado em seres humanos, envolvendo 56 participantes. Contudo, o tempo de acompanhamento não foi relatado e as limitações da evidência disponível sobre o procedimento não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título apresenta corretamente o que é discorrido na reportagem da TV.

INTERTÍTULO: Intertítulo mostra onde foi desenvolvida a pesquisa e como é realizado o procedimento.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Artigo publicado em 04 de julho de 2019 na revista The Lancet, que circulou em diversas mídias britânicas, incluindo a GloboNews em Londres.

DEFINIÇÃO: A reportagem mostra um caso sucedido no início para mostrar os resultados alcançados pelos pesquisadores australianos. São explicados através de animações gráficas o procedimento cirúrgico, e uma das médicas realizadoras do procedimento explica como funciona o processo em entrevista.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com um dos pacientes do teste, não identificado, entrevista com a pesquisadora chefe do procedimento, não identificada, e o estudo publicado na Lancet.

RECURSOS VISUAIS: Imagens dos entrevistados, imagens de pacientes em testes fisioterapêuticos, imagens da cirurgia, animação explicando o procedimento cirúrgico.

CONCLUSÃO: A reportagem, apesar de trazer uma novidade para o campo das terapias, foca mais nos resultados do procedimento do que em seu funcionamento. Ela carece da apresentação dos entrevistados, bem como indicação do nome do estudo, o que a faz parecer superficial. Ao final, aponta quais as indicações para passar pelo procedimento e mostra alguns dos efeitos colaterais da cirurgia, mas não diz em qual fase os testes se encontram ou se o procedimento pode chegar algum dia ao sistemas de saúde. Apesar disso, mostra para um público interessado um grande potencial em melhoria de vida àqueles que sofrem de tetraplegia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/coluna.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/coluna.pngTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas