Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi apresentada a aprovação da comercialização nos Estados Unidos do Zulresso, medicamento contendo a substância brexanolona, cujo objetivo é tratar a depressão pós-parto. Trata-se de uma doença de considerável impacto na vida da mãe e do recém-nascido, durante as primeiras semanas após o parto.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O novo medicamento está indicado para uso em mães que apresentem depressão pós-parto. Embora tenha sido relatado que somente 30% das mães passam incólumes pelo período, não foram apresentados diretamente os dados de incidência ou demais informações epidemiológicas da condição clínica.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Foi relatado que o Zulresso pode reduzir a intensidade da depressão pós-parto. No entanto, não foi mencionado o percentual de pacientes que conseguiram se beneficiar da terapia, o que seria uma informação de fundamental importância ao se discutir os benefícios do medicamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram reportados os custos do novo medicamento ou de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas informações sobre o registro do medicamento na Anvisa ou de sua disponibilidade no mercado brasileiro. Também não se mencionou o possível fornecimento do Zulresso pelo SUS ou por meio de planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A terapia tradicional para tratamento de depressão foi apresentada como alternativa terapêutica ao Zulresso, especialmente os medicamentos envolvidos na expressão e recaptação de serotonina. Relatou-se que a principal vantagem da brexanolona é o início imediato da ação do medicamento, diferentemente da terapia convencional, que pode demorar até duas semanas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso do medicamento não foram citados, nem quantificados. A interrupção da amamentação foi apontada como o principal efeito secundário do uso do Zulresso.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Não foram descritas as fontes de algumas informações apresentadas. Também não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não ficou claro se os dados apresentados foram obtidos de artigos científicos publicados. Relatou-se a realização de um estudo com 226 mulheres com idade entre 18 e 45 anos que tinham filhos de até seis meses de vida. Não foi mencionado o tempo de acompanhamento do estudo. As limitações da evidência apresentada não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título condiz com a pauta da notícia.

INTERTÍTULO: Complementa o título mostrando qual é o novo tratamento.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada pelo governo dos EUA em 19 de março de 2019, que circulou pela mídia norte americana.

DEFINIÇÃO: A matéria apresenta dados sobre casos de depressão pós-parto, separando esses casos de quadros semelhantes, como o baby blue, que não são identificados como depressão. Apresenta dados sobre o tratamento da depressão com o novo medicamento brexanolone, com o nome comercial Zulresso, e dita as indicações e contra-indicações do uso. Ainda traz um estudo que marca os dados de depressão pós-parto publicados na revista The Lancet Psychiatry.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Apesar de tratar do nome comercial do medicamento e trazer a farmacêutica desenvolvedora, não há indicações de interesse comercial por parte do veículo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Bula do medicamento disponibilizado pela Sage Pharmaceuticals, estudo publicado na revista científica The Lancet Psychiatry sobre casos de depressão pós-parto.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de banco de imagens onde se vê mulher grávida segurando medicamentos.

CONCLUSÃO: A matéria usa o lançamento do medicamento para tratar depressão em mulheres que tiveram filhos recentemente, a depressão pós-parto, para trazer ao público a questão desse caso clínico. Ela é bem explicativa sobre as indicações e efeitos colaterais do medicamento no corpo, bem como mostra sua ação no organismo de maneira sucinta e clara. Embora o texto seja curto, traz importantes questões à tona sobre a vida da maternidade e após o nascimento do bebê, chamando a atenção para os efeitos que a gravidez tem na vida destas mulheres.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/baby-18937_1920-683x1024.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/baby-18937_1920-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas