Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi apresentado um novo exame que poderá ser capaz de prever a ocorrência de metástase em pacientes com câncer de mama. O diagnóstico precoce poderá tornar o tratamento mais ágil e efetivo.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O exame está indicado para pacientes que têm ou já tiveram câncer de mama e querem checar se houve metástase, isto é, se outros órgãos e tecidos foram atingidos pela doença. Não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios do novo método diagnóstico foram descritos de maneira clara. Contudo, parâmetros fundamentais ao se discutir uma tecnologia com finalidade diagnóstica não foram apresentados, por exemplo a sensibilidade e especificidade do método, ou seja, sua capacidade em diagnosticar corretamente os pacientes.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os prováveis custos do novo exame, nem de suas alternativas. Quanto aos custos adicionais, alegou-se que o novo método reduziria os custos totais do tratamento, mas os valores não foram apresentados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o método diagnóstico ainda não está disponível no país, o que só deve acontecer em cerca de três anos. Nada foi mencionado sobre a possível cobertura do exame pelo SUS ou pelos planos de saúde, quando disponível no mercado brasileiro.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Relatou-se que este exame é pioneiro na análise da possibilidade do desenvolvimento de metástase para o câncer de mama, não possuindo alternativa disponível.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos de utilização do novo método não foram citados nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o método foram obtidas por meio de entrevista com especialista. Contudo, não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou os resultados de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a nova técnica diagnóstica.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Relatou-se a realização de estudos em humanos, contudo seus resultados não foram apresentados. Além disso, as limitações das evidências científicas disponíveis sobre a nova tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título é correto e bem relacionado com a reportagem.

INTERTÍTULO: Intertítulo diz o mesmo que a manchete, apenas introduzindo a expectativa de quando o exame estará disponível.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Não foi possível identificar.

DEFINIÇÃO: A reportagem mostrou um estudo britânico que desenvolveu um teste para detectar metástase utilizando o DNA do paciente. Algumas informações foram adicionadas, como casos clínicos do câncer de mama e dados sobre a doença.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Karen da Silva, paciente de câncer, Fernando Maluf, oncologista

RECURSOS VISUAIS: Imagens de transição, imagem dos entrevistados, animação explicando câncer, metástase e gráfico animado para dado epidemiológico.

CONCLUSÃO: A reportagem se mostrou eficaz ao passar os resultados deste estudo britânico, mesmo sem mencioná-lo, e as prospecções que esse tipo de exame pode trazer para o futuro. Embora ela toque de maneira superficial em cada ponto que se propôs, as explicações sobre o câncer e a metástase são claras, bem como o funcionamento do teste. Porém, não apontou os exames utilizados atualmente, seja no sistema público ou privado, criando assim uma expectativa em pacientes deste tipo de câncer. Contudo, o médico entrevistado chamou a atenção para as possíveis vantagens que esse exame terá no futuro em relação aos custos e efeitos colaterais.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/02/adult-biology-chemical-chemist-356040-1024x683.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/02/adult-biology-chemical-chemist-356040-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas