Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se um novo tratamento que emite micro-ondas localmente, levando células tumorais à morte. Trata-se de uma técnica inovadora que pode ser aplicada como tratamento para diversos tipos de câncer.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação da nova técnica foi claramente descrita – tratamento de diversos tipos de câncer. Entretanto, os dados epidemiológicos da ocorrência da doença e/ou da mortalidade associada ao câncer não foram apresentados na reportagem.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios da nova técnica foram apresentados de maneira muito superficial. Embora sejam relatadas vantagens decorrentes do tempo de aplicação da técnica, desfechos mais importantes no contexto dos tumores não foram descritos (por exemplo taxa de eliminação do tumor e sobrevida do paciente).
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não houve relato sobre os custos reais ou prováveis da nova terapia, nem de custos adicionais relacionados ao seu uso. Os custos da atual conduta clínica para tratamento do câncer também não foram informados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do produto no Brasil foi apresentada de maneira controversa. Inicialmente, informou-se que a nova técnica estaria disponível para alguns tipos específicos de câncer. Posteriormente, foi relatado que o produto será testado em 60 pacientes no país, mas ainda não há previsão de quando a nova técnica estará disponível em larga escala na rede pública.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
As opções atualmente disponíveis para o tratamento de câncer foram citadas e comparadas à técnica de microondas em alguns aspectos – tempo de duração do tratamento e incidência de efeitos colaterais.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
A matéria informa que a nova técnica não possui nenhum efeito colateral. Não há detalhes sobre a ocorrência de eventos adversos e possíveis riscos aos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
A reportagem obteve as informações sobre a nova técnica a partir de entrevistas com médicos especialistas. Não há descrição de possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
De um modo geral, a linguagem utilizada não apresenta sensacionalismo. Entretanto, relata-se que o uso da nova técnica não gera efeitos colaterais. Por se tratar de uma terapia ainda em fase de estudos e muito recente, esta afirmação é precipitada, em face das limitadas evidencias disponíveis.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi informado se os resultados apresentados foram retirados de algum artigo científico publicado. Também não foram discutidas as possíveis limitações dos estudos.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título diz diretamente o que é e o que faz essa nova técnica testada no Brasil, bem condizente com a pauta da reportagem.

INTERTÍTULO: O intertítulo explica o título, acrescente algumas informações, embora traga ao final uma conclusão precipitada.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia publicada no dia 05 de agosto de 2019 pelo jornal Estado de São Paulo.

DEFINIÇÃO: A matéria apresenta o novo tratamento de aplicar micro-ondas diretamente nas células do câncer, levando-as à morte. Mostrou-se o uso do novo dispositivo em pacientes e seu funcionamento ficou bem explicado, assim como as opções ao tratamento.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com: Alba Nascimento, paciente de câncer e primeira voluntária dos testes; Marcos Menezes, coordenador de radiologia do Instituto do Câncer.

RECURSOS VISUAIS: Imagens de transição, imagens dos entrevistados, ilustração animada explicativa do funcionamento da técnica

CONCLUSÃO: A reportagem do Jornal da Band mostrou o funcionamento do novo aparelho de micro-ondas para destruir células cancerígenas e marcou sua principal vantagem em relação a outras técnicas e terapias, por ser menos invasivo e realizar o tratamento mais rápido. Entretanto, algumas conclusões tiradas pela reportagem não estão bem evidenciadas, como não possuir efeitos colaterais, uma vez que a própria matéria diz que as fases de testes estão correndo. Contudo, a reportagem traz informações pertinentes a um público que busca alternativas para terapias contra o câncer.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/computador.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/computador.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para tratamentoA sua notícia revisada por especialistas