Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi apresentada uma nova injeção para o tratamento de indivíduos infectados pelo HIV, vírus causador da AIDS. Esta injeção, desenvolvida pela ViiV Healthcare, contém os fármacos rilpivirina e cabotegravir.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova injeção está indicada para o tratamento de indivíduos infectados pelo HIV. Não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Relatou-se que o novo método tem eficácia similar (não-inferior) às opções tradicionais de tratamento, alegando que ambos os tratamentos não são eficazes para cerca de 1 a 2% dos indivíduos. Os benefícios apresentados, de um modo geral, são representativos no contexto clínico da doença.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não houve apresentação dos custos do tratamento, relatando-se apenas que a injeção pode apresentar um custo elevado. Também não houve comparação entre os custos do novo medicamento com as demais alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi informado, de maneira indireta, que a injeção ainda não está registrada na Anvisa ou disponível no mercado brasileiro. Mencionou-se que não há previsão sobre um possível fornecimento do medicamento pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Relatou-se a existência de alternativas à nova injeção, comparando-as e demonstrando que não há grandes diferenças quanto à eficácia do tratamento. A principal vantagem da nova terapia é uma possível melhor adesão ao tratamento, uma vez que não são necessárias administrações diárias. Como desvantagem, mencionou-se a ocorrência de dores após a administração.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os danos causados pela nova injeção foram citados, mas não quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários do novo tratamento que poderiam ter impacto na vida do paciente.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas as fontes da maioria das informações apresentadas na reportagem. Também não houve identificação de possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foi detalhado o número de participantes e o tempo de acompanhamento dos estudos. Contudo, não foi informado se os dados apresentados foram obtidos de algum artigo científico publicado e não foram discutidas as limitações da evidência científica disponível.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Apresenta a nova tecnologia e seu propósito. Indica possibilidade, embora ela sequer tenha sido aprovada no seu país de origem.

INTERTÍTULO: Indica as vantagens e benefícios do novo método.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Reportagem na revista norte-americana Time.

DEFINIÇÃO: Em um texto objetivo, a matéria explica o funcionamento da vacina que pode se tornar uma alternativa ao tratamento do vírus HIV.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: A tecnologia sequer recebeu aprovação dos órgãos dos Estados Unidos. Portanto, um possível interesse comercial no mercado brasileiro ainda estaria distante.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Mitchell Warren, da AIDS Vaccine Advocacy Coalition; declarações da Viiv Healthcare, indústria farmacêutica que financiou as pesquisas; dados do Ministério da Saúde.

RECURSOS VISUAIS: Foto retirada de banco de imagens retratando tubos de coleta de sangue com uma etiqueta indicando “HIV+”

CONCLUSÃO: Com linguagem acessível e objetiva, o texto cumpre o papel jornalístico e de divulgação científica. As informações são trazidas de maneira clara e completa – na medida do possível, com respostas a possíveis dúvidas que o leitor teria sobre as vantagens e as desvantagens do tratamento.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/Anti-hiv-medications.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/Anti-hiv-medications.jpgTúlio SarmentoEstratégias de promoção da saúdeA sua notícia revisada por especialistas