Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foram apresentados novos óculos que teriam a capacidade de realizar exames clínicos a partir de amostras da lágrima do paciente. A nova tecnologia pode ser útil principalmente devido à sua praticidade na realização dos exames.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Relatou-se que os óculos podem ser utilizados para a detecção de taxas de álcool, glicose e vitaminas. Contudo, não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a população que poderia se beneficiar da tecnologia ou sobre as doenças a serem diagnosticadas ou monitoradas.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios da nova tecnologia foram apresentados de maneira muito superficial. Não foram relatados os dados de sensibilidade e especificidade do método, isto é, sua capacidade em fornecer diagnósticos precisos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos dos óculos ou de outros métodos para diagnóstico de quantificação dos parâmetros em questão (vitamina, álcool e glicose).
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi abordada a disponibilidade do produto no Brasil ou seu registro na Anvisa. Também não foram apresentadas informações sobre o fornecimento do produto pelo SUS ou por planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas ao uso dos óculos. Consequentemente, não se discutiram as vantagens e desvantagens entre tais tecnologias. Também não foi discutida como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas já disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Eventuais riscos decorrentes do uso destes óculos não foram citados nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários menores que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre a nova tecnologia foram obtidas por meio de entrevista com uma pesquisadora que aparentemente esteve envolvida no desenvolvimento do produto. Contudo, não foram utilizadas fontes independentes de informação nem identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Embora o título tenha sido um pouco chamativo, não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Um artigo científico publicado na revista \”Biosensors e Bioeletronics\” foi utilizado como referência para a reportagem, tendo sido devidamente citado. Contudo, não ficou claro se os estudos foram realizados em humanos. Além disso, as limitações da evidência científica disponível sobre a tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título aponta que um novo dispositivo criado é capaz de detectar um número de alterações no corpo.

INTERTÍTULO: O intertítulo diz resumidamente como se dá a detecção e como são expostos os dados coletados.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Release da assessoria de comunicação IQSC-USP do dia 05/11/2019.

DEFINIÇÃO: A notícia apresenta esta novidade tecnológica a partir da descrição de seu funcionamento e indicações. Traz ainda uma das pesquisadoras envolvida no projeto para explicar parte do óculos detector e os desafios envolvidos na criação de tal objeto.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial por parte do veículo sobre o dispositivo descrito em notícia.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Dra. Laís Canniatti Brazaca, pesquisadora envolvida no projeto criação do óculos.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia do óculos descrito na notícia.

CONCLUSÃO: A apresentação do óculos detector pela notícia foi direta e bem focada no objeto em si. Entre outras informações que complementariam o texto, seriam dados epidemiológicos de condições médicas onde o óculos seria útil, e com isso as indicações de uso do dispositivo. Além disto, indicar se o produto já tem patente confirmada e se estará no mercado num futuro próximo, trazendo algo a mais do que é veiculado no release e completando a informação ao leitor.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas