Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se o OncoScreen, novo exame genético capaz de diagnosticar diferentes tipos de tumor e quais os medicamentos mais recomendados para seu tratamento. Esse direcionamento para a terapia mais recomendada pode melhorar os desfechos no tratamento do câncer.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi relatado que o novo teste diagnóstico pode ser utilizado para avaliar desde tumores recém-descobertos até aqueles em estágios mais avançados. Não foram apresentados dados epidemiológicos sobre o câncer.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Informou-se que o principal benefício do novo método diagnóstico é direcionar a terapia do câncer para os medicamentos que possivelmente serão mais efetivos para cada paciente. No entanto, não foram apresentados os dados de sensibilidade e especificidade do OncoScreen, isto é, a capacidade dele em diagnosticar corretamente os pacientes, não gerando resultados conhecidos como “falso positivo” e “falso negativo”. Estes dados (sensibilidade e especificidade) são de grande relevância no contexto de testes diagnósticos e, por isso, comumente adotados em literatura científica.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos reais ou prováveis do OncoScreen ou de suas alternativas disponíveis no mercado não foram mencionados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Foi relatado que o novo exame já está disponível no Brasil, em alguns hospitais específicos. Não foi informado se o produto já possui registro na Anvisa. Também não foram apresentadas informações sobre o fornecimento do exame pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram discutidas as eventuais alternativas ao OncoScreen, bem como suas características, vantagens e desvantagens.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos de utilização do novo método diagnóstico não foram mencionados, nem quantificados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o OncoScreen foram obtidas por meio de entrevista com um especialista. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
De um modo geral a linguagem utilizada não foi sensacionalista e forneceu as informações de maneira coerente.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi descrita a origem das informações apresentadas na reportagem, não sendo possível identificar se algum artigo científico publicado foi utilizado como referência. Também não houve menção a nenhum estudo realizado em seres humanos, avaliando os resultados do OncoScreen. Consequentemente, não se discutiram as eventuais limitações das evidências científicas disponíveis sobre o novo método diagnóstico.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título indica corretamente aquilo que está descrito na notícia, o exame genético busca o melhor medicamento para as particularidades de cada paciente de câncer.

INTERTÍTULO: Completa o título indicando qual é o nome do diagnóstico utilizado para definir o medicamento.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia divulgada pela comunicação do Hospital Albert Einstein.

DEFINIÇÃO: Um informe publicitário em forma de notícia que apresenta todas as vantagens de um equipamento de diagnóstico que detecta particularidades do câncer através do DNA das células cancerígenas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Notícia paga.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com João Bosco do Hospital Israelita Albert Einstein.

RECURSOS VISUAIS: Imagem sem teor explicativo para a narrativa da notícia.

CONCLUSÃO: A nota é uma divulgação publicitária de um método de diagnóstico novo no Brasil, OncoScreen, utilizado para detectar particularidades genéticas do câncer em cada paciente, e assim, definir o medicamento melhor indicado. Ela descreve as vantagens desse tipo de diagnóstico sem informar custos, mesmo se tratando de informe publicitário, e não traz dados epidemiológicos ou mesmo sobre a eficácia dessa tecnologia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/medicamentos1.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/medicamentos1.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas