Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Informou-se sobre os testes em andamento de uma vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan. Se comprovada sua eficácia, essa vacina pode se tornar mais uma alternativa na prevenção contra os quatro sorotipos do vírus causador da doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação da vacina foi claramente descrita – prevenção da infecção pelo vírus da dengue. Foram apresentados os dados de incidência da doença durante o ano de 2019, ressaltando-se o crescimento do número de casos em relação a 2018 e a grande concentração em Minas Gerais e em São Paulo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios proporcionados pela vacina foram apresentados de maneira muito superficial. Não foram mencionados os dados de eficácia do produto, o que pode ser explicado pela fase de estudos em que se encontra.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram mencionados os possíveis custos da nova intervenção, nem de suas alternativas terapêuticas. Também não foram citados os custos adicionais decorrentes do uso da tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o produto ainda está sendo estudado e que pode obter o registro da Anvisa durante o ano de 2020, período em que pode também ser incorporado ao SUS. Contudo, não se discutiu sobre sua possível disponibilização pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram mencionadas alternativas terapêuticas à nova vacina. Portanto, não houve nenhuma comparação entre as alternativas de prevenção da dengue. Também não se discutiu como a nova intervenção se enquadra no âmbito das alternativas já disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso desta vacina não foram citados, nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com o contexto real.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não ficou claro se os dados apresentados foram obtidos a partir de artigos científicos publicados. Não se descreveu a realização de estudos em humanos, o número de participantes ou tempo de acompanhamento destes. Entretanto, é importante destacar que foi relatada a realização de um estudo de fase III, etapa que avalia a eficácia da nova tecnologia em humanos. As limitações da evidência científica disponível a respeito da vacina não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título mostra que o desenvolvimento da vacina contra a dengue chega às etapas finais, de acordo com o Ministério da Saúde.

INTERTÍTULO: Já complementando a informação da manchete, o intertítulo dá a previsão de chegada ao público da nova vacina e adiciona a informação de que ela imunizará contra outras doenças além da dengue.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada pela Agência Saúde no dia 17/09/2019

DEFINIÇÃO: A matéria focou na divulgação da nota do Ministério da Saúde e trouxe dados epidemiológicos da dengue no Brasil e nos estados onde é mais alarmante, MG e SP. A apresentação da vacina limitou-se a dizer que estava em fase de testes e não aprofundou no funcionamento e eficácia da medicação. Porém, deixa evidenciado que está nas partes finais dos testes e logo segue para a avaliação da Anvisa.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não foi identificado interesse comercial relacionando a nova vacina e o veículo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Notícia divulgada pela Agência Saúde com entrevista do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

RECURSOS VISUAIS: Imagens de banco de imagens ilustrando pessoas doentes, fiscais da agência sanitária e dos mosquitos Aedes Aegypti.

CONCLUSÃO: A divulgação da nota da Agência Saúde e a complementação de dados sobre a dengue funcionou bem para a matéria ser curta e informativa. Entretanto, algumas informações poderiam ter sido apresentadas pela redação, como estratégias de prevenção, indicações e contra-indicações da vacina e divulgação dos estudos do Butantan.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/vacina-dengue.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/vacina-dengue.jpgTúlio SarmentoEstratégia de prevençãoA sua notícia revisada por especialistas