Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentado um novo procedimento para cirurgias corretivas de escoliose. Desenvolvido por um médico mineiro, o novo método pretende alcançar maior taxa de sucesso nos procedimentos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Os novos métodos desenvolvidos pelo médico estão indicados para o tratamento de diversos tipos de escoliose. As informações epidemiológicas sobre a escoliose foram apresentadas de maneira superficial, com relato da prevalência da doença somente em um anexo à reportagem.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
De um modo geral, os benefícios do novo procedimento foram apresentados de maneira clara. Contudo, não foi apresentada a taxa de sucesso/eficácia do método, o que seria um desfecho fundamental ao se discutir seus benefícios.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram relatados os custos do novo procedimento nem de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Foi relatado que o procedimento já vem sendo realizado no Brasil. Contudo, não foi mencionado se o método já é fornecido pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas terapêuticas ao uso do novo procedimento. Consequentemente, não se discutiram diretamente as vantagens e desvantagens da nova intervenção ou como ela se enquadraria no âmbito das alternativas já disponibilizadas. Apenas alegou-se que o novo procedimento seria capaz de reduzir os riscos de sequela – por exemplo desalinhamento dos ombros.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos do novo procedimento não foram citados nem mensurados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas diretamente com o médico que desenvolveu a nova técnica. Não foram utilizadas fontes independentes de informação nem identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a nova intervenção.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não ficou claro se foram apresentados dados de artigos científicos publicados. Também não foram apresentadas informações sobre estudos realizados em humanos. Consequentemente, as evidências da evidência disponível não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título traz corretamente um resumo daquilo que é discorrido pelo texto.

INTERTÍTULO: O intertítulo completa o resumo ao apontar que o ortopedista apresentará suas descobertas em congresso antes de aplicá-las em pacientes.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Pauta própria da redação.

DEFINIÇÃO: A reportagem fez a apresentação dos procedimentos desenvolvidos pelo médico mineiro, Dr. Enguer Garcia, passando pelas diferentes deformidades da coluna e os grupos afetados para os procedimentos inovadores do médico para correção de desvios e dados epidemiológicos da doença. A entrevista direta com o criador dos métodos auxiliou na explicação de como as deformidades na coluna afetam as pessoas e como os novos procedimentos pretendem ser mais exatos na correção das vértebras em geral.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há interesse comercial envolvendo o veículo e o desenvolvimento do procedimento cirúrgico.

FONTES DE INFORMAÇÃO: entrevista com o médico Dr. Enguer Beraldo Garcia, desenvolvedor dos métodos.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia do médico entrevistado, radiografias explicativas dos ângulos da coluna vertebral.

CONCLUSÃO: A notícia fez a apresentação do médico e dos procedimentos de maneira clara, amparada pela entrevista com o criador e desenvolvedor dos novos métodos, ela pode apresentar numa linguagem simples o que são os problemas de desvio de coluna e como funcionam os procedimentos atuais e os novos métodos. Embora não tenha se aprofundado em dados epidemiológicos da escoliose, principal deformidade para o método, trouxe de maneira completa os problemas que causam a doença e as correções para tais problemas. Ao final, mostrou dúvidas comuns para público, assim auxiliando aqueles que buscam entender a doença e buscar tratamentos.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso.jpgTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas