Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Discutiu-se sobre a disponibilização no mercado brasileiro do Triplenex, medicamento que uniu, em uma mesma apresentação, três fármacos que já eram utilizados no controle da pressão intraocular (PIO). Embora não apresente nenhuma nova molécula química, este é o primeiro medicamento que associou os três fármacos utilizados no controle da PIO (bimatoprosta, tartarato de brimonidina e maleato de timolol).
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi relatado que o medicamento está indicado no tratamento do glaucoma de ângulo aberto e da hipertensão ocular em pacientes que demandem o uso da terapia combinada para o controle da PIO. Foram apresentados dados de prevalência da doença no Brasil e no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O grande benefício do Triplenex é a redução na quantidade de administrações de colírios em pacientes com glaucoma, o que pode aumentar a adesão ao tratamento. Entretanto, não foram apresentados dados da eficácia do produto ou o quanto ele é capaz de melhorar a adesão dos pacientes, informações que seriam fundamentais para a discussão dos benefícios do novo medicamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Relatou-se que o custo do Triplenex pode chegar até a R$ 179,73, valor que é 17% menor do que a soma dos três colírios, quando vendidos separadamente. Não foram apresentados custos adicionais para a intervenção ou das alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi discutido que o produto foi registrado na Anvisa em 2018 e está disponível no mercado nacional desde 18/02/2019. Contudo, não foram apresentadas informações sobre o fornecimento do Triplenex pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foi apresentada, como alternativa terapêutica ao Triplenex, a existência de colírios contendo, cada um, um dos princípios ativos, além de algumas opções de terapias combinadas, mas nenhuma delas contendo os três fármacos. A principal vantagem do novo medicamento é a possibilidade de maior adesão dos pacientes. Não foram apresentadas as desvantagens do Triplenex frente às alternativas terapêuticas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso do medicamento foram citados, mas não foram quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
A maioria das informações apresentadas foi obtida com a empresa produtora do medicamento, a Allergan. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada não foi sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre o medicamento.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados obtidos de artigos científicos publicados. Também não houve relatos de estudos realizados em humanos, nem foram discutidas as limitações da evidência científica disponível sobre a tecnologia.
Olhar Jornalístico

NOSSO RESUMO: Triplenex é um novo combinado de medicamentos desenvolvido pela Allergan para tratar glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. O diferencial desta nova apresentação, para outras terapias combinadas, é que o Triplenex é o primeiro a combinar bimatoprosta, tartarato de brimonidina e maleato de timolol, agindo para reduzir a pressão ocular.
O medicamento reduz os custos de tratamento para a glaucoma e controle de pressão intraocular em até 17%, se comparado com colírios vendidos separadamente. Ele deve ser vendido por R$ 179,73. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2018, o novo colírio chega ao mercado no dia 18 de fevereiro. Embora haja vantagens dessa terapia combinada, o Triplenex não está disponível no SUS e, por enquanto, só pode ser adquirido comercialmente.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?: Glaucoma é uma condição causada pela elevação da pressão ocular e pode causar perda da visão se não for tratada adequadamente, pois provoca lesões no nervo ótico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o Ministério da Saúde, a doença é segunda a maior causa de cegueira no mundo (12,3%), sendo a primeira a catarata, que compreende 47,8% das causas. No Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia adota uma prevalência de 1% na população total, como indicado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de 2018. A SBG, em 2009, ainda indicava uma estimativa mundial para o glaucoma de ângulo aberto e fechado com 79,6 milhões de pessoas com a doença em 2020. Trata-se de uma doença incurável, o tratamento deve ser continuado e é importante o acompanhamento oftalmológico para que a condição não avance para a cegueira.

TÍTULO: O título resume a matéria e a função do medicamento descrito.

INTERTÍTULO: Traz o nome do produto e informa sua data de lançamento

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Provavelmente, por meio de release divulgado pela fabricante.

DEFINIÇÃO: Serve como informe para a aprovação da Anvisa e chegada ao mercado do colírio, mas traz informações sobre as condições médicas que cabem no escopo de uso do medicamento, como o glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não é indicado, porém, a matéria traz somente o produto da Allergan, Triplenex, sem trazer alternativas de marcas ou intervenções.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Wilma Lelis Barboza, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, estudo da Association of Diabetes With Central Corneal Thickness Among a Multiethnic Asian Population, publicado na JAMA Network.

RECURSOS VISUAIS: Imagem de banco de imagens mostrando pessoa aplicando colírio. Seria bom trazer ilustrações sobre os efeitos dos medicamentos sobre o corpo e gráficos para facilitar a visualização de dados epidemiológicos.

CONCLUSÃO: A matéria traz um conjunto conciso de informações apenas abordando a chegada do colírio Triplenex ao mercado brasileiro. As indicações do medicamento são bem descritas, bem como os benefícios desta apresentação 3 em 1 do colírio. Apresenta opções para o formato, com colírios separados e os custos do novo medicamenta, sendo 17% menor que a soma daqueles vendidos separadamente.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/medicine-415397_1920-865x1024.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/medicine-415397_1920-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas