Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se o Orion, um dispositivo eletrônico que, ao ser implantado em pacientes cegos, seria capaz de recuperar parcialmente a visão. O produto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova tecnologia está indicada para a recuperação da visão em pacientes cegos. Inicialmente, seu uso estaria limitado àqueles pacientes que já enxergaram e, por algum motivo, perderam a visão. Não foram apresentados dados sobre a quantidade de indivíduos que são afetados por essa condição clínica.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O principal benefício proporcionado pelo Orion é a recuperação parcial da visão. Entretanto, não se diz exatamente com que clareza os indivíduos passaram a enxergar. De modo geral, as informações que foram descritas sobre a nova tecnologia são relevantes no contexto.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não se apresentou nenhum detalhe a respeito dos custos prováveis de implantação ou manutenção do Orion. Também não foi fornecida nenhuma informação sobre os custos das possíveis opções para o tratamento da perda de visão.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Conforme foi apresentado na matéria, por ainda estar em fase de estudos e desenvolvimento, não há previsões de quando a nova tecnologia estará disponível no mercado ou quando será fornecida pelo SUS e convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foi discutido se há, hoje, alguma opção disponível para a recuperação de visão. Consequentemente, eventuais vantagens e desvantagens do Orion frente a essas tecnologias não foram apresentadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes da utilização do Orion não foram citados nem mensurados, sejam eles reais ou potenciais. Também não houve nenhuma discussão a respeito de efeitos secundários.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o Orion foram obtidas com os próprios pesquisadores ou com voluntários dos estudos já realizados. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, mas também não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem adotada não é sensacionalista e apresenta as informações de maneira coerente.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não houve nenhuma menção ao fato de os dados apresentados terem sido retirados de algum artigo científico publicado. O estudo relatado foi realizado em humanos, com somente seis voluntários. Não foram discutidas, na reportagem, as possíveis limitações deste estudo. É importante ressaltar, no entanto, que o estudo contou com um número muito pequeno de participantes e, portanto, qualquer conclusão a respeito dos resultados encontrados pode ser precipitada.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título chega a criar uma perspectiva que não é condizente com o conteúdo da matéria: “devolver a visão” não é, exatamente, o que o aparelho que foi apresentado pela notícia faz.

INTERTÍTULO: O intertítulo descreve brevemente o funcionamento e os resultados da novidade tecnológica, Orion.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Reportagem da rede televisiva norte-americana CBS News.

DEFINIÇÃO: A reportagem é uma transcrição e tradução de outra matéria televisiva veiculada na emissora norte americana CBS. Ela aborda o projeto Orion, que ainda em fases de testes, e que funciona para recuperar parte da visão de pessoas que não nasceram cegas, mas acabaram por perder a visão. Por se tratar de algo ainda incipiente, muitas informações apresentadas são difusas, e é necessário dar mais tempo para futuras investigações.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há interesse comercial sobre o produto Orion por parte o veículo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas dadas à CBS: Nader Pouratian, médico e pesquisador da UCLA e líder do projeto Orion, e Jason Esterhuizen voluntário do projeto.

RECURSOS VISUAIS: Imagem do voluntário do projeto Orion Jason Esterhuizen, reproduzida da reportagem da CBS.

CONCLUSÃO: Algumas informações colocadas pela reportagem vêm de descobertas apuradas pela CBS, mas em alguns trechos ela deixa de informar pontos importantes, como os estudos realizados por Nader Pouratian, os riscos que envolvem o tratamento, bem como opções para pessoas que tentam recuperar a visão. Entretanto, a notícia traz as indicações deste projeto experimental que é o Orion e destaca que trata-se de um dispositivo ainda inicialmente testado, criando novas perspectivas para o público interessado neste tipo de terapia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/eye-1132249_1920-1024x989.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/eye-1132249_1920-150x150.pngTúlio SarmentoDispositivo MédicoA sua notícia revisada por especialistas