Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi relatada a incorporação do medicamento Entresto (sacubitril/valsartana) no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo medicamento é indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca, uma condição em que o coração não consegue bombear adequadamente o sangue, não atendendo assim às necessidades do corpo.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O sacubitril/valsartana é indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca. Na matéria foram apresentados os dados epidemiológicos que justificam a sua indicação. No Brasil, 3 milhões de pessoas são afetadas pelo problema, sendo a causa mais frequente de hospitalização em pessoas acima de 65 anos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios relacionados à utilização do medicamento foram apresentados de forma clara, destacando-se desfechos normalmente utilizados pela literatura, como, por exemplo, a mortalidade por causas cardiovasculares e a taxa de hospitalização.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
O custo do tratamento não foi descrito na reportagem. Também não foi comparado o custo do novo procedimento com as alternativas existentes, além de não ter sido mencionado os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
O medicamento teve o registro aprovado na Anvisa e já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Não foi informado sobre o financiamento ou disponibilidade do tratamento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A existência de tratamentos alternativos à intervenção foi relatada, sendo que o novo medicamento, a associação Sacubitril/Valsartana, tem vantagens em relação ao tratamento anterior em que era utilizado (o enalapril). Não foi mencionado como o medicamento se enquadra no âmbito das alternativas existentes já disponibilizadas no SUS.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Foi mencionado que o único efeito adverso decorrente da utilização do medicamento durante o estudo foi a redução da pressão arterial. Não foram quantificados os potenciais danos e não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas para a elaboração da matéria foram apresentadas. Não foi identificado possível conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada foi objetiva, sem sensacionalismo. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Apresentou-se na matéria o estudo que originou o desenvolvimento do novo medicamento, o Paradigm. O estudo foi realizado em 8.422 pessoas pessoas acompanhadas por um período médio de 27 meses. Não discutiram-se as principais limitações da evidência disponível.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Objetiva, embora a implantação no SUS receba menos destaque do que dados sobre o medicamento e a condição em si.

INTERTÍTULO: Destaca o “tempo recorde” entre o lançamento do medicamento e sua incorporação ao SUS.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Publicação no Diário Oficial da União.

DEFINIÇÃO: O artigo apresenta uma novidade no SUS: um medicamento que, segundo o estudo PARADIGM, reduziu o risco de morte por causas cardiovasculares em 20% e a taxa de hospitalizações em 21% em relação ao enalapril, tratamento anterior. Outras melhoras, bem como a metodologia e números da pesquisa, são indicadas logo abaixo, seguidas por uma definição da condição de insuficiência cardíaca, seus efeitos, estatísticas e a atuação do medicamento.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não apresentado pela reportagem; marcas, empresas e laboratórios envolvidos não foram citados.

FONTES DE INFORMAÇÃO: O estudo PARADIGM é citado. Dados do DataSUS 2015 são utilizados para contextualizar o problema na realidade brasileira.

RECURSOS VISUAIS: Ilustração retirada de banco de imagens de um coração destacado no corpo humano.

CONCLUSÃO: A matéria foi bem apurada na contextualização do que é a insuficiência cardíaca e seus números no Brasil. A atuação do medicamento no corpo humano também é explicada, e há uma abordagem sobre qual o diferencial do Entresto em relação aos outros medicamentos. O texto, no entanto, não referencia quem esteve envolvido no estudo citado (instituições, empresas, laboratórios, etc) – informação relevante, uma vez que a pesquisa foi a justificativa apresentada para a implantação. Seria também interessante buscar outras fontes de informação fora do PARADIGM/SUS, e qual foi sua recepção no mercado antes da implantação pela rede pública – uma vez que o “tempo recorde” é um dos destaques na pauta.

Lucas TôrresMedicamentosTrata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos? Satisfatória Foi relatada a incorporação do medicamento Entresto (sacubitril/valsartana) no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo medicamento é indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca, uma...A sua notícia revisada por especialistas