NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no portal Uol, apresenta um estudo publicado na revista Science, que trata do desenvolvimento de uma injeção única, contendo diversas doses de diferentes vacinas e que seria aplicada uma única vez. De acordo com os dados apresentados, o produto já foi testado em camundongos e os resultados foram satisfatórios para a liberação de substâncias distintas em nove, 20 e 41 dias. Ainda conforme relatado, o uso de uma vacina única teria impacto significativo, principalmente nos países em desenvolvimento. Não foram apresentados os custos, disponibilidade no Brasil e potenciais riscos ou danos da tecnologia. Destaca-se, contudo, que se trata de um produto em desenvolvimento e, portanto, essas informações podem não estar disponíveis ainda. Não foi identificado potencial conflito de interesse.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
O Brasil possui um dos maiores e mais reconhecidos programa de imunização do mundo. O PNI – Programa Nacional de Imunizações – brasileiro é responsável pela eliminação e controle de diversas as doenças preveníveis por meio da vacinação. Várias estratégias são utilizadas para que o programa alcance tal sucesso, mas ainda existem desafios, principalmente no que diz respeito à cobertura populacional em regiões de difícil acesso, de fronteira ou até mesmo nas periferias dos grandes centros urbanos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003). Nesse sentido, estratégias que tornem a vacinação mais simples e com menor necessidade de estrutura logística são de extrema importância.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se uma injeção que poderá reunir todas as doses de diferentes vacinas em uma aplicação. O estudo está em andamento e foi testado em camundongos, tendo apresentado resultados satisfatórios quanto à capacidade de liberar as substâncias em tempos distintos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
A indicação não está suficientemente clara no texto, mas refere-se à imunização de crianças. Não foram apresentados dados epidemiológicos que destaquem a importância da tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
O principal benefício relatado para a tecnologia foi a possibilidade de administrar uma única aplicação que contenha todas as doses de diversas vacinas. Tais doses seriam liberadas em tempos distintos, imitando um processo normal de imunização. Os dados apresentados referem-se a testes realizados com camundongos, nos quais observou-se a liberação em tempos exatos de nove, 20 e 41 dias depois que a vacina foi injetada. Não foi possível, no entanto, avaliar a magnitude desses resultados, visto que não foram informados o número de testes realizados e em quantos os resultados foram satisfatórios.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram abordados os prováveis custos da tecnologia. Deve-se destacar, no entanto, que se trata de um produto em desenvolvimento.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade da injeção única no Brasil não foi informada, mas está subentendida, uma vez que o produto encontra-se em fase de desenvolvimento.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A existência de alternativa à tecnologia está implícita no texto – tratam-se das vacinas \”convencionais\”, aplicadas em diversas doses. Discutiu-se a vantagem da injeção única, sobretudo em países em desenvolvimento. Eventuais desvantagens, no entanto, não foram apresentadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos da utilização da tecnologia não foram mencionados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação foram identificadas. Embora tenham sido consultados apenas pesquisadores ligados ao estudo, não foi identificado potencial conflito de interesse na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram descritos os dados de um estudo realizado em camundongos, publicados na revista Science. Ainda não foram realizados testes em seres humanos. Apresentou-se, como limitação do estudo, a necessidade de se testarem partículas que possam ser liberadas em tempos superiores aos 41 dias já avaliados.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A relação de vacinas indicadas para crianças é grande. São várias desde o nascimento. A possibilidade de se desenvolver uma vacina que contemple todas é destaque para o título. Mas, um leitor que conhece o Sistema de Saúde brasileiro e do exterior sabe que existem diferenças na relação de vacinas indicadas e oferecidas à população, em função das diferentes doenças que acometem a população desses países e a política pública de saúde desses locais.

INTERTÍTULO: Não foi utilizado

COMO A NOTÍCIA CHEGOU À INFORMAÇÃO: Agência internacional de noticias

DEFINIÇÃO: Há a descrição de como essa vacina única é desenvolvida, como é a tecnologia usada. Houve, inclusive, um destaque (uma parte do texto indicada para explicar especificamente as características da vacina). Mas a reportagem não traz quais os nomes das vacinas testadas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não é possível perceber indicação de interesses comerciais na reportagem

FONTES DE INFORMAÇÃO: Foram apenas os pesquisadores autores do estudo.

RECURSOS VISUAIS: Não foram utilizados recursos visuais. A utilização de recursos visuais seria interessante para explicar como seriam \”As partículas são como copos em miniatura preenchidos com as vacinas e depois fechados com uma tampa. A ideia é que o design desses \”recipientes\” permita que cada um se quebre no momento certo, liberando o conteúdo no corpo\”.

CONCLUSÃO: Houve uma preocupação de explicar como seria a tecnologia da vacina única. Mas não foram explicadas quais seriam essas vacinas, se a interação delas numa única dose trouxe reação para os animais, que serviram na fase de testes e nem o detalhamento da metodologia usada nos ensaios clínicos. A utilização de recursos visuais como ilustrações poderia ajudar a facilitar o entendimento do leitor, mas não foram utilizados. Além disso, não foram ouvidas outras fontes de informação além do pesquisador que faz parte do estudo.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/vaccination-2725065_1920-683x1024.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/vaccination-2725065_1920-150x150.jpgNatália FreitasEstratégia de prevençãoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no portal Uol, apresenta um estudo publicado na revista Science, que trata do desenvolvimento de uma injeção única, contendo diversas doses de diferentes vacinas e que seria aplicada uma única vez. De acordo com os dados apresentados, o produto já foi testado em camundongos e...A sua notícia revisada por especialistas