NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no portal G1, descreve um estudo in vitro em andamento, realizado por cientistas da Irlanda do Norte, cujos resultados demonstram potencial para utilização do Ácido Acetilsalicílico (AAS) na regeneração dental. De acordo com os dados apresentados, o AAS aumentou a capacidade de regeneração em células tronco de dentes, o que parece evidenciar a produção de dentina. A magnitude desse efeito, contudo, não foi descrita. Os custos, a disponibilidade e os potenciais riscos ou danos do produto também não foram mencionados. Embora tenham sido consultadas apenas fontes ligadas ao estudo em questão, não se identificou potencial conflito de interesse na construção do texto.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Apesar dos avanços observados nos últimos anos, a cárie ainda é o principal problema de saúde bucal no Brasil. Em 2010, 53,4 % das crianças de 5 anos de idade apresentavam cárie no país, e aos 12 anos 56,5% apresentavam esta condição na dentição permanente. Nas idades de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos os percentuais foram 23,9%, 0,9% e 0,2%, respectivamente. Assim, embora o Brasil tenha hoje níveis considerados de baixa prevalência de cáries, este ainda é um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado (SBBrasil, 2010). Por esse motivo, o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na prevenção e tratamento dessa condição é extremamente relevante.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresenta-se uma possível nova indicação terapêutica para o Ácido Acetilsalicílico (AAS), a regeneração dental. Conforme descrito, pesquisadores da Irlanda do Norte utilizaram a substância em células-tronco e identificaram um aumento do potencial de regeneração para os dentes.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi descrita a indicação de uso do AAS para regeneração dental, a fim de reduzir o número de cáries e obturações no futuro. Foram apresentados dados epidemiológicos acerca da ocorrência de cáries na Irlanda do Norte, país onde o estudo está sendo desenvolvido. Dados epidemiológicos referentes ao Brasil não foram mencionados.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Relatou-se que o uso do AAS aumentou ou o portencial de regeneração em células-tronco, o que evidenciaria a produção de dentina, substância endógena que atua na regeneração dos dentes. A magnitude desse efeito, ou seja, quanto foi o aumento na capacidade de regeneração provocado pelo uso do medicamento ou em que proporção a ocorrência de cáries e obturações seria reduzida, não foi apresentada.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram informados os custos para utilização da substância na prevenção/tratamento de cáries. Houve apenas uma menção à possibilidade dessa intervenção gerar economia para os sistemas públicos de saúde.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informada a disponibilidade do produto no Brasil e seu financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por planos de saúde. Relata-se, contudo, que se trata de um medicamento já disponível no mercado para outras indicações terapêuticas.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Apresentou-se a obturação como alternativa terapêutica utilizada para regeneração dental. Foi discutida a necessidade de se substituir as obturações várias vezes ao longo da vida. Entretanto, não foi abordado se o uso do AAS eliminaria a necessidade de novas intervenções futuras.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram descritos os potenciais riscos ou danos relacionados à utilização do AAS para regeneração dental.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram adequadamente apresentadas. Embora tenham sido consultadas apenas fontes ligadas ao estudo em questão, não se identificou potencial conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foi relatado um estudo realizado in vitro, com células tronco. Não foi informado, no entanto, se esse estudo foi publicado em algum periódico científico, sendo destacadas apenas as informações prestadas pelos pesquisadores envolvidos. Algumas limitações do estudo em andamento foram discutidas, como a necessidade de um método adequado para a aplicação do produto.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Remédio popular nos Estados Unidos conhecido por ter várias indicações para tratamentos e por ser contraindicado em casos de dengue.

INTERTÍTULO: Oferece ao leitor mais informações, que complementam o título.

COMO A NOTÍCIA CHEGOU À INFORMAÇÃO: Agência Nacional de Noticias

DEFINIÇÃO: Traz a dimensão do problema com cáries em adolescentes da Irlanda do Norte. O objetivo é contextualizar, dessa forma, a importância do estudo da tecnologia.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Há indicação do nome comercial do ácido

FONTES DE INFORMAÇÃO: Apenas pesquisadores envolvidos na pesquisa, sem um posicionamento contrário ou uma explicação de algum especialista de como funcionam as obturações atualmente (o que já existe de tecnologia e suas características)

RECURSOS VISUAIS: Não foram utilizados.

CONCLUSÃO: A reportagem embora curiosa traz poucos elementos que mostrem o real benefício do estudo, que aparentemente está numa fase ainda muito embrionária. Poderiam ser ouvidos dentistas, que pudessem avaliar a importância e a possível eficácia do uso da aspirina nos tratamentos, bem como contraindicações.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/dental-2351804_1280-1024x1024.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/dental-2351804_1280-150x150.pngNatália FreitasMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria, publicada no portal G1, descreve um estudo in vitro em andamento, realizado por cientistas da Irlanda do Norte, cujos resultados demonstram potencial para utilização do Ácido Acetilsalicílico (AAS) na regeneração dental. De acordo com os dados apresentados, o AAS aumentou a capacidade de regeneração em células...A sua notícia revisada por especialistas