NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no portal Uol, apresenta o jogo eletrônico Sea Quest Hero, que está sendo utilizado por cientistas para estudar a Doença de Alzheimer. De acordo com a notícia, além de objeto de estudo, o jogo também poderá funcionar como prevenção para a doença, ao possibilitar diagnóstico e tratamento precoces. A população alvo não foi claramente descrita, assim como os custos relacionados à tecnologia. Embora esteja disponível na internet, não ficou claro se o download do jogo é gratuito. Do mesmo modo, os potenciais riscos ou danos do jogo não foram descritos. Apesar das fontes consultadas estarem relacionadas ao desenvolvimento do jogo, não foi identificado potencial conflito de interesses no texto. A qualidade das evidencias cientificas não pode ser avaliada, pois não foram apresentados dados de estudos publicados que comprovem a relevância da utilização do jogo para os objetivos pretendidos.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A demência é um conjunto de sinais e sintomas causados por doenças que afetam o cérebro e que prejudicam diversas funções cognitivas, as quais interferem nas atividades da vida diária da pessoa, causando mudanças de humor, comportamento, desempenho social e profissional e que, geralmente, pioram com o tempo. Atualmente, estima-se haver cerca de 35,5 milhões de pessoas com demência no mundo (INSTITUTO ALZHEIMER BRASIL, 2017). A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência irreversível, responsável por 60-70% dos casos. Estima-se que existam no Brasil cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. Os sintomas iniciais do Alzheimer, em geral, são confundidos com o processo de envelhecimento normal, o que tende a adiar a busca por orientação profissional e, não raro, a doença é diagnosticada tardiamente. Na prática, o diagnóstico da Doença de Alzheimer é clínico, isto é, depende da avaliação feita por um médico que irá definir, a partir de exames e da história do paciente, qual a principal hipótese para a causa da demência (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER, 2017). Neste contexto, o desenvolvimento e/ou aprimoramento de alternativas diagnósticas têm grande importância, sobretudo para minimizar a progressão dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se de um jogo eletrônico, o Sea Quest Hero, utilizado por cientistas para estudar a Doença de Alzheimer. Conforme as informações apresentadas, além de ser utilizado como objeto de estudo, o jogo também poderá funcionar como uma forma de prevenção para a doença, ao possibilitar diagnóstico e tratamento precoces.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Relatou-se que o jogo é indicado para estudar a Doença de Alzheimer. No entanto, não foram mencionados os critérios de elegibilidade para utilização da tecnologia, não sendo possível verificar para qual população o jogo é indicado. Foram apresentados dados epidemiológicos que expressam a relevância do tema. Contudo, a fonte desses dados não foi mencionada.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os principais benefícios relacionados ao jogo foram a facilidade/agilidade para coleta de dados, com o intuito de se estudar a doença, além da possibilidade de se utilizar a tecnologia como estratégia de prevenção. Embora tenha sido citado o número de downloads do jogo, não foi descrito de que modo esse número se relaciona à extração de dados e qual a sua magnitude.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do jogo não foram relatados. Apesar de ter sido informado que o jogo pode ser baixado pela internet, não ficou claro se este download é gratuito ou mediante pagamento.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do jogo no Brasil não foi claramente descrita, mas pode-se considerar subentendida, tendo em vista se tratar de um jogo eletrônico disponível para download na internet.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
A existência de alternativas terapêuticas ao jogo para prevenção da Doença de Alzheimer não foi mencionada.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos associados ao jogo não foram descritos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação consultadas foram descritas, com exceção à referente aos dados epidemiológicos citados. Embora as fontes utilizadas tenham relação com o desenvolvimento do jogo, não se identificou potencial conflito de interesses no texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as informações apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram abordados estudos científicos publicados, que demonstrem a eficácia e segurança da utilização do jogo. Assim, não foi possível avaliar adequadamente a qualidade das evidências.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A preocupação com o Alzheimer vem crescendo no Brasil a medida que há também um crescimento do tempo de vida da população brasileira. Em geral, comum entre pessoas idosas essa doença tem despertado o interesse de pesquisadores para desenvolverem formas mais eficazes para o diagnóstico. E a estratégia de se destacar no título que os cientistas criaram um jogo virtual que poderia contribuir para se descobrir mais rapidamente a doença chama a atenção do leitor. Como seria esse jogo? Como ter acesso?

INTERTÍTULO: sem intertítulo

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: agência internacional de notícias

DEFINIÇÃO: Há uma explicação clara de como o jogo de realidade virtual poderia ajudar na coleta de dados/informações, uma espécie de avalição do paciente que possivelmente sofre de Alzheimer. É que quem joga precisa resolver uma série de exigências para avançar nas etapas, que indicam por meio das reações do jogador se ele pode sofrer da doença. Ou seja, uma das principais funções do jogo é permitir aos cientistas descobrir como é o comportamento cerebral do jogador. A reportagem traz um panorama de quantas pessoas sofrem dessa doença no mundo hoje e dentro de alguns anos, o que ajuda dar a dimensão do quanto estudos como estes são importantes. Mas não há a citação de fonte de dimensiona os portadores da doença no mundo.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Há a citação da entidade beneficente que desenvolveu o jogo com ajuda de pesquisadores. Mas não há nenhuma indicação de publicidade clara esta instituição.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Só foram ouvidos os pesquisadores/ autores do estudo.

RECURSOS VISUAIS: Há uma foto do jogo virtual apenas. Mas seria interessante destacar em uma arte, por exemplo, que tipo de decisões os jogadores precisam tomar para avançar no jogo que dão aos cientistas sinais de que o jogador tem ou não a doença.

CONCLUSÃO: A reportagem não traz a informação do quanto é difícil diagnosticar que um indivíduo é portador de Alzheimer e nem como são realizados os testes hoje para se detectar a doença. Vale destacar que também não foram apresentadas as formas de tratamento para a doença, mas indica que o jogo pode ajudar na prevenção dela sem dizer como seria a prevenção (seria apenas porque a avaliação dos sinais seria realizada de forma precoce e o início do tratamento, por isso, seria antecipado ou por que o jogo estimula o cérebro a tomar decisões como um exercício mental, tal como jogar xadrez, responder palavras cruzadas?). Apesar de ter sido informado que o jogo pode ser baixado pela internet, não ficou claro se este download é gratuito e o caminho para se ter acesso a ele.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/brain-2546101_1920-1024x462.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/brain-2546101_1920-150x150.jpgNatália FreitasEstratégia de prevençãoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no portal Uol, apresenta o jogo eletrônico Sea Quest Hero, que está sendo utilizado por cientistas para estudar a Doença de Alzheimer. De acordo com a notícia, além de objeto de estudo, o jogo também poderá funcionar como prevenção para a doença, ao possibilitar diagnóstico...A sua notícia revisada por especialistas