NOSSO RESUMO

A matéria publicada no website Yahoo apresenta a vacina VSV-EBOV, contra o Ebola, desenvolvida pelo governo Canadense, em parceria com os laboratórios NewLink Genetics e Merck. De acordo com a matéria, a vacina apresentou eficácia de 100% nos ensaios clínicos de Fase III e agora será testada em populações vulneráveis, a priori pacientes HIV positivos no Canadá e na África, em Burkina Faso e Senegal. Os custos, a possível disponibilidade no Brasil e riscos potenciais não foram abordados. Um estudo publicado pela revista “The Lancet”, referente a Fase III, foi referenciado. Entretanto, não foi possível avaliar o tempo do estudo e a relevância dos dados apresentados, devido à superficialidade da informação descrita. Não há conflito de interesse aparente.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A doença causada pelo vírus Ebola é uma febre hemorrágica que pode ser contraída de animais selvagens, como morcegos e macacos, e se espalha entre humanos por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais. É uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar aos 90%. A pior e mais recente epidemia teve início em março de 2014, afetando principalmente três países da África Ocidental: Guiné, Libéria e Serra Leoa. O fim da emergência foi declarado no dia 29 de março de 2016. Esta epidemia de Ebola deixou 28.616 casos reportados e 11.310 mortes (MÉDICOS SEM FRONTEIRAS). A doença ainda não tem um tratamento específico. O tratamento padrão para a doença limita-se à terapia de apoio, que consiste em hidratar o paciente, manter níveis de oxigênio e pressão sanguínea e tratar quaisquer infecções. Por este motivo, o desenvolvimento de alternativas terapêuticas e, sobretudo, de uma vacina eficaz contra o vírus é extremamente relevante.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se da vacina VSV-EBOV, desenvolvida pelo governo canadense em parceria com os laboratórios NewLink Genetics e Merck, para imunização contra o Ebola. O produto, conforme informado, apresentou eficácia de 100% nos testes clínicos da Fase III de desenvolvimento (em que avalia-se eficácia e segurança) e agora começará a ser testada também em populações vulneráveis, especificamente em pacientes portadores do vírus HIV, no Canadá e posteriormente na África.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação da vacina VSV-EBOV foi claramente descrita indicada e foram apresentados dados da última epidemia mundial de Ebola, justificando a indicação.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
De acordo com os dados apresentados, a vacina mostrou-se eficaz nos ensaios clínicos de Fase III. Relatou-se uma eficácia de 100% nesta fase do desenvolvimento. Entretanto, não foram apresentados dados mais robustos que permitam avaliar a representatividade real desta informação.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória

Não foram apresentados os custos da vacina, bem como possíveis custos adicionais relacionados à nova tecnologia.

Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A possível disponibilidade da vacina no Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde ou pela iniciativa privada, não foi abordada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram descritas opções terapêuticas à tecnologia abordada. Ressaltou-se que a vacina seria o primeiro tratamento eficaz para o Ebola.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os potenciais riscos da vacina e/ou efeitos secundários associados ao seu uso.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As referências à pesquisa e aos entrevistados estão identificadas. Não há conflito de interesse aparente na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são fidedignas e coerentes com o contexto real.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foi referenciado um estudo científico publicado na revista “The Lancet”, que apresentou resultados dos testes clínicos de fase III, conduzidos em amostra significativa. O tempo de estudo não foi informado. A descrição dos resultados foi superficial, não permitindo uma avaliação adequada de sua qualidade. Não foram discutidas as limitações da vacina.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Há uma preocupação de não se fazer um título sensacionalista e sim alertar para uma nova e importante fase da vacina.

INTERTÍTULO: Não possui

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional de notícias

DEFINIÇÃO: Há definição clara e objetiva da próxima fase em que se encontra o processo de produção de vacina contra ebola. Também é feita a contextualização da doença e de como ocorreu a primeira fase.

PUBLICIDADE OU CONFLITO DE INTERESSE: Não é possível detectar conflitos de interesse ou publicidade. Mas vale destacar que os nomes das empresas farmacêuticas envolvidas nas fases de produção da vacina foram apresentados na reportagem.

FONTE DE INFORMAÇÃO: A fonte das informações sobre o novo medicamento não foi citada, assim como não foram apresentados dados mais específicos sobre vacina, nem efeitos ou reações adversas que surgiram na primeira fase.

RECURSOS VISUAIS USADOS: Não foram usados.

CONCLUSÃO: Reportagem curta, sem grandes desdobramentos. Não foram apresentadas outras alternativas para a prevenção da doença e mais detalhes sobre a contaminação da mesma. Mas há a descrição dos sintomas. A reportagem também não deixa claro porque é importante que a segunda fase de testes seja realizada em pessoas soropositivas.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/vacina2.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/vacina2.jpgNatália FreitasEstratégia de prevençãoNOSSO RESUMO A matéria publicada no website Yahoo apresenta a vacina VSV-EBOV, contra o Ebola, desenvolvida pelo governo Canadense, em parceria com os laboratórios NewLink Genetics e Merck. De acordo com a matéria, a vacina apresentou eficácia de 100% nos ensaios clínicos de Fase III e agora será testada em...A sua notícia revisada por especialistas